Artes Cênicas

Com 103 atrações, Janeiro de Grandes Espetáculos volta aos palcos nesta terça-feira (10)

Monólogo "Sozinha", com a atriz portuguesa Elsa Pinho, abre a programação do Festival, no Teatro Marco Camarotti

Monólogo inédito "Sozinha" (Portugal), com a atriz portuguesa Elsa Pinho, abre a programação do JGEMonólogo inédito "Sozinha" (Portugal), com a atriz portuguesa Elsa Pinho, abre a programação do JGE - Foto: Diney Araújo / Divulgação

O Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE) volta aos palcos em formato totalmente presencial, nesta terça-feira (10), após duas edições híbridas em razão da pandemia. A programação segue até o dia 29 de janeiro em 17 equipamentos culturais do Recife, Olinda e Interior. São 103 atrações nas linguagens de teatro adulto, infantojuvenil, dança, música e circo, isoladas ou dialogando entre si, além de lançamento de CD, livro, fórum online e lives. 

Nesta edição, o festival apresenta mais de 20 espetáculos inéditos, além de reapresentações esperadas. Nas artes cênicas, atrações tanto para o público adulto quanto infantojuvenil. As linguagens da música e das artes circenses também foram contempladas entre as atrações. Ao todo, estão envolvidos 969 artistas e criadores, 234 técnicos e cenotécnicos de teatros. 

Abertura
A programação será inaugurada nesta terça-feira (10), em sessão apenas para convidados, no Teatro Marco Camarotti, com o espetáculo inédito “Sozinha” (Portugal), da atriz portuguesa Elsa Pinho. Os dois primeiros dias serão fechados para convidados, e os três restantes aberto ao público, a partir da próxima quinta-feira (12) até o dia 14 de janeiro, com ingressos à venda no site Guichê Web, a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

Criada em parceria com o ator baiano João Guisande, a peça reflete sobre liberdade, solidão, submissão e sonhos. Após as apresentações no Recife, a montagem faz giro em Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Buíque, Triunfo e Petrolina, dentro da programação do JGE, que pode ser acessada no site do Festival.

Destaques da programação 
Em cena, o público poderá contemplar coletivos tradicionais da cena teatral pernambucana, como a Cia. do Ator Nu e o Angu de Teatro, que realiza a Maratona Angu: apresentação de três espetáculos aclamados – “Ossos”, “Ópera” e “Angu de Sangue”. 

Também serão apresentadas produções de artistas de outras localidades, a exemplo do Rio de Janeiro (“Você não é Todo Mundo”, de Ricardo Villardo e Marcos Nauer); de Limoeiro (“E, Antes de Tudo, Seria o Fim”, da Companhia de Eventos Lionarte); e Vitória de Santo Antão (“O Gaioleiro”, da Cia Experimental de Teatro). 

Entre os destaques desta edição, três espetáculos reforçam a representatividade da comunidade LGBTQIAP+: “Eternamente Bibi”, da Cara Dupla Coletivo Teatro (Paraíba), “O Boteco da Dona”, da Amotrans-PE (Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco) e “Ópera”, do Coletivo Angu de Teatro.

Outras linguagens
Na dança, presença também de outras cidades e estados, como Coletivo Trippé, de Petrolina; Geda Cia de Dança Contemporânea, do Rio Grande do Sul, e Carolina Moya com o espetáculo “Eu Não Sou Daqui”, de Piracicaba (SP).

Na música, estão programados shows de aclamados artistas locais, como Mundo Livre S/A, comemorando os 30 anos do Manguebeat; Almério, com o show “Tudo é Amor”; Silvério Pessoa, com “Sangue de Amor”; Martins com seu “No Parque”, Beto Hortis, que estreia seu projeto instrumental, e Vertin Moura, multiartista arcoverdense que encerra, no JGE 2023, a turnê estadual do seu segundo disco, “Pássaro Só”. 

As artes circenses também terão representantes no Janeiro dos Grandes Espetáculos. O mágico Rapha SantaCruz traz “Abracasabra”, combinando humor e interatividade. Já a tradicional companhia recifense Dois em Cena chega com “Enquanto Godot Não Vem”. Recifense também é a Cia. Devir, com “Experimento VI: Isso (Não) é um Número de Circo!?”, espetáculo que tem como base referências autobiográficas dos artistas no palco.

Veja também

Horóscopo da Sexta: confira a previsão dos astros para a sexta (20/09)
ASTROLOGIA

Horóscopo da Sexta: confira a previsão dos astros para a sexta (20/09)

Entenda por que Ed Sheeran, que toca no Rock in Rio, vive em pé de guerra com os vizinhos
CELEBRIDADES

Entenda por que Ed Sheeran, que toca no Rock in Rio, vive em pé de guerra com os vizinhos

Newsletter