FCAC

2º Festival Canavial Artes Cênicas e Cultura Popular traz espetáculos pernambucanos online

Mostra vai da sexta (28) até o domingo (30) e reúne 14 apresentações para todas as idades

Cavalo Marinho Mestre BatistaCavalo Marinho Mestre Batista - Foto: Divulgação

Leia também

• Tributo a Arnaud Rodrigues no Festival Canavial LAB

• Mostra Canavial de Música Instrumental traz misto de ritmos pernambucanos

• Festival Canavial LAB tem data, tema e programação anunciadas

A 2ª edição do Festival Canavial Artes Cênicas e Cultura Popular (FCAC),  promete agitar a internet neste fim de semana. Entre a sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30), o evento tem como premissa mapear, valorizar, registrar e divulgar os espetáculos culturais e artísticos produzidos nas cidades do interior do estado de Pernambuco. Durante três dias, o evento vai exibir cerca de 14 espetáculos para todas as idades: teatro adulto, teatro infantil, teatro de bonecos e teatro de rua. A programação inclui, ainda, apresentações de seminário, contação de história e dança. Por conta da pandemia de covid-19, as atividades serão transmitidas gratuitamente, pelo canal do Youtube.

O festival reúne apresentações de seis regiões de desenvolvimento do estado: Aliança, Itambé, Glória de Goitá e Goiana na Mata Norte; Vitória de Santo Antão, na Mata Sul,; Limoeiro, no Agreste Setentrional; Gravatá e Caruaru, no  Agreste Central; Serra Talhada no Sertão do Pajeú; e Recife, na Região Metropolitana.  Além dessas cidades há, também, um convidado ilustre de Brasília (Distrito Federal - DF), o mestre Chico Simões, artista pernambucano, que  há mais de 40 anos encanta o público do Brasil e do exterior com o seu espetáculo: Mamulengo Presepada.

Com a proposta de realizar uma programação inclusiva e acessível, a segunda edição do festival traz, em todos os espetáculos, o recurso de tradução em Libras.

Formação

No sábado (29), acontecerá o Seminário Online com o tema "A produção Cultural  das Artes Cênicas nas Cidades do Interior de Pernambuco". O evento terá a participação de vários convidados do estado: Karl Marx, ator, historiador e membro do Grupo de xaxado Cabras de Lampião, em Serra Talhada – Sertão do Pajeú; Ricardo Lima, diretor de teatro, produtor cultural, Gravatá – Agreste Central; Radamés Moura, co-fundador da Companhia De Eventos Lionarte, Limoeiro, no Agreste Setentrional;  Agricélia Genuíno, especialista em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela UFBA, do Recife – RMR. 

Também estão entre os debatedores: Edjane Lima / Mestra Titinha – co-fundadora da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá e Fundadora do Mamulengo Flor do Mulungu, composto apenas por mulheres, de Glória Goitá; Williams Santana, coordenador Artístico e Pedagógico do Centro Carcará, membro do Conselho Estadual de Políticas Culturais, Assessor de Gestão Pública da Cultura e Parecerista de Projetos Culturais, Recife; e Washington Santos, ator, diretor e dramaturgo da Companhia de Teatro ATO da cidade de Itambé. Programação também recebe Afonso Oliveira, produtor cultural, idealizador do Movimento e Método Canavial.  A transmissão será realizada por meio do canal do festival no Youtube, às 10h. A mediação será de Cleiton Santiago, idealizador do FCAC. 

Homenageados

Neste ano, a mostra homenageia o político, patrocinador da primeira edição do festival,  e incentivador das artes e cultura pernambucana, Osvaldo Rabelo Filho ( Osvaldinho), que foi ex-prefeito da cidade de Goiana,  falecido em janeiro deste ano. A programação também reverencia o  ator, diretor e professor de teatro, Ricardo Lima,  responsável por contribuir na formação de atores e atrizes nos municípios do interior do estado. 

Serviço

2º Festival Canavial Artes Cênicas – Lab 2021

28, 29 e 30 de maio

Online - Canal no YouTube - festivalcanavialartescenicas

 

Veja também

Erótico "Emmanuelle" abre edição de Festival de Cinema na Espanha, com Javier Bardem premiado
AUDIOVISUAL

Erótico "Emmanuelle" abre edição de Festival de Cinema na Espanha, com Javier Bardem premiado

Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)
CULTURA POPULAR

Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)

Newsletter