CULTURA

Cinquenta anos da morte de Picasso; relembre o legado do pintor

Autor de milhares de quadros, esculturas, desenhos e traições

Obras do pintor Pablo PicassoObras do pintor Pablo Picasso - Foto: Gabe Ginsberg / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O pintor, escultor, poeta e dramaturgo Pablo Picasso foi um dos artistas mais importantes do século XX. Apesar de ter nascido na Espanha, ele passou a maior parte da sua vida na França, onde faleceu em 1973. Neste sábado (8), é o aniversário de 50 anos da morte do vanguardista.

Com obras em algumas das coleções mais respeitadas no mundo inteiro, como no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque (EUA), e no Museu do Louvre, em Paris, onde se tornou o único artista vivo a ter uma obra de arte exposta no local, Picasso também é detentor de alguns recordes. 

Les Femmes d’Alger” é uma das suas mais emblemáticas telas, que foi vendida por $179,4 milhões de dólares em 2015 e entrou para a lista das dez pinturas mais caras da história. O autor também é conhecido por seu extenso acervo com mais de 13 mil quadros durante seus 70 anos de atividade artística. 

Gênio da arte, infiel às mulheres
Nas aulas de arte, ele é lembrado por ter inventado o cubismo, pintado "Guernica" (ícone da Guerra Civil Espanhola e um símbolo mundial contra a guerra e violência, exposto no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia), pela sua fase azul, fase rosa, pelo neoclassicismo e pelo surrealismo. Mas sua vida pessoal é muitas vezes esquecida pelos livros de história. 

Nos últimos anos, especialmente com a 'cultura do cancelamento', seu romance com suas amantes tem sido questionado e seu legado manchado pelo seu tratamento com as mulheres, em especial suas duas esposas, Jacqueline Roque e a bailarina russa Olga Koklova. As musas, como ele as chamava, ficaram conhecidas como “as mulheres cuja vida Picasso destruiu”, pois sofreram com o machismo e infidelidade do boêmio, lavando muitas ao suicídio.

Veja também

Selton Mello fala sobre possibilidade de "Ainda Estou Aqui" ser indicado ao Oscar
Oscar

Selton Mello fala sobre possibilidade de "Ainda Estou Aqui" ser indicado ao Oscar

Rock in Rio: Ed Sheeran chega ao Brasil: "Me mandem recomendações do que fazer"
Rock in Rio

Rock in Rio: Ed Sheeran chega ao Brasil: "Me mandem recomendações do que fazer"

Newsletter