MÚSICA

7ª edição do ''A Vida Não é Sopa'' acontece nesta quarta (8) e celebra legado de Lula Côrtes

O festival é gratuito e está marcado para acontecer no Liamba, no bairro das Graças. no Recife, a partir das 20h

Lula Côrtes, conhecido por ter sido um dos precursores que uniu os ritmos regionais nordestinos com o rock 'n' rollLula Côrtes, conhecido por ter sido um dos precursores que uniu os ritmos regionais nordestinos com o rock 'n' roll - Foto: Divulgação

O artista pernambucano Lula Côrtes, conhecido por ter sido um dos precursores ao unir os ritmos nordestinos com o rock 'n' roll, recebe, na 7ª edição do festival ''A Vida Não é Sopa'' uma celebração ao seu legado na música brasileira. 

O evento é gratuito e acontece nesta quarta (8), no Liamba, bairro das Graças, no Recife, a partir das 20h. A homenagem é promovida pela Rede Lula Córtex, instituição responsável por desenvolver pesquisas e ações a fim de preservar a memória do multiartista Lula Côrtes, desde 2014. 

O músico, que faleceu em 2011, faria 73 anos no dia 9 de maio. Alinhada com o objetivo de honrar o legado do artista e a herança deixada por ele em diversas expressões artísticas, a rede criou o festival como forma de celebrar sua carreira. 

''A Vida Não é Sopa'' tornou-se um marco na cena cultural local recifense. Na edição deste ano, a noite será prestigiada pela música e pelo cinema. A primeira atração, Terno Mavioso, tocará canções dos álbuns ''Rosa de sangue'' (1980) e ''O gosto novo da vida''(1981), discos produzidos por Lula. Para compor a apresentação Marlon Silva, Una e Marília Parente se unem em participações especiais. 

Na sequência, a celebração recebe o Morcego Trio, com participações de Juvenil Silva e Cannibal, relembrando a fase mais roqueira de Lula. O DJ Lezo assume o final da noite, encerrando o evento no comando das pick-ups.

Lula Côrtes, figura icônica e multiartista reconhecido internacionalmente, deixou um impacto indelével na cultura pernambucana e além. Suas experimentações psicodélicas, que fundiram elementos da cultura popular nordestina com influências orientais e do rock 'n' roll, continuam a inspirar artistas locais e internacionais até os dias de hoje.

Cinema
Uma das novidades desta edição é a inclusão de um telão ao ar livre, que exibirá filmes e materiais audiovisuais sobre a vida e obra de Lula Côrtes, proporcionando ao público uma imersão ainda mais profunda no universo do artista.

O festival reserva ainda uma surpresa especial: a exibição de filmes e registros inéditos do artista pela cineasta pernambucana Katia Mesel. Além do curta ''Faróis'', de 2008, Mesel resgatou de seus arquivos da década de 70 as obras ''Itamaravilha'' e ''Paêbiru'', originalmente em Super-8 e recém-restauradas.

Este evento é parte integrante do projeto ''Acervo Lula Côrtes'', incentivado pela Lei Paulo Gustavo,  através da Secretaria de Cultura do Governo do Estado. O projeto tem como objetivo ampliar o acervo multimídia do artista, mergulhando em arquivos privados e públicos para preservar e difundir seu legado para as futuras gerações.

Sobre
A Rede Lula Córtex é uma iniciativa coordenada por Nemo Côrtes, filho de Lula Côrtes, dedicada a preservar e promover o legado material e imaterial de seu pai. Desde 2014, a Rede vem desenvolvendo uma série de iniciativas, incluindo exposições, eventos musicais e lançamentos de obras inéditas, com o objetivo de manter viva a memória deste grande mestre das artes.


SERVIÇO
''A Vida Não é Sopa'' - 7ª edição

Shows com Terno Mavioso, Morcego Trio e DJ Lezo
Exibições ao ar livre de curtas de Katia Mesel
Quando: 8 de maio, 20h
Onde: Liamba | Rua Fernando Lopes, 78, Graças - Recife/PE
Entrada gratuita
Informações: @redelulacortex

Veja também

Selton Mello fala sobre possibilidade de "Ainda Estou Aqui" ser indicado ao Oscar
Oscar

Selton Mello fala sobre possibilidade de "Ainda Estou Aqui" ser indicado ao Oscar

Rock in Rio: Ed Sheeran chega ao Brasil: "Me mandem recomendações do que fazer"
Rock in Rio

Rock in Rio: Ed Sheeran chega ao Brasil: "Me mandem recomendações do que fazer"

Newsletter