Logo Folha de Pernambuco

CINEMA

"A Flor do Buriti": filme premiado em Cannes terá pré-estreia no Recife

Sessão especial ocorre no Cinema da Fundação (Porto), seguida de debate com os diretores e o cineasta Vincent Carelli

"A Flor do Buriti": filme brasileiro ganhou prêmio em Cannes"A Flor do Buriti": filme brasileiro ganhou prêmio em Cannes - Foto: Divulgação

“A Flor do Buriti”, filme brasileiro premiado no Festival de Cannes deste ano, terá uma sessão especial no Recife. A pré-estreia ocorre nesta terça-feira (2), às 19h, no Cinema da Fundação (Porto), seguida de um debate com os diretores e o cineasta Vincent Carelli.
 

Dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora, o longa-metragem retrata a luta pela terra dos Krahô, no norte do Tocantins, e as diferentes formas de resistência implementadas pelas comunidades indígenas no Brasil. 

Atravessando os últimos 80 anos dos Krahô, o filme leva para a tela um massacre ocorrido em 1940, onde morreram dezenas de pessoas. Perpetrado por dois fazendeiros da região, as violências praticadas naquele momento continuam a ecoar na memória das novas gerações.

As filmagens de “A Flor do Buriti” ocorreram ao longo de 15 meses, em quatro aldeias diferentes da Terra Indígena Kraholândia. A pequena equipe envolvida no projeto se dividia entre indígenas e não indígenas. Relatos históricos baseados em conversas e a realidade atual da comunidade serviram de base para a construção da narrativa do filme.

O longa-metragem percorreu mais de 100 festivais ao redor do mundo e venceu 14 prêmios. Em Cannes, levou o troféu de melhor elenco na mostra Un Certain Regard. A estreia oficial está prevista para esta quinta-feira (4).
 

Veja também

"Joy": novo filme da Netflix é celebração da fertilidade, da persistência e da ciência
Fatos reais

"Joy": novo filme da Netflix é celebração da fertilidade, da persistência e da ciência

Morre Juan Arias Martínez, jornalista e escritor, aos 92 anos
Óbito

Morre Juan Arias Martínez, jornalista e escritor, aos 92 anos

Newsletter