LITERATURA

"A Mesa de Deus: os alimentos da Bíblia" é apresentado na APL

Apresentação da obra de Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti reuniu acadêmicos, amigos e familiares da autora pernambucana, especialista em escritos sobre gastronomia

Maria Lecticia Cavalcanti, escritoraMaria Lecticia Cavalcanti, escritora - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Foi a partir de um convite para pesquisar sobre comidas citadas na Bíblia que a escritora e pesquisadora gastronômica Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti, deu vazão ao livro "A Mesa de Deus: os alimentos da Bíblia" (Editora Record) - obra, das mais relevantes e notáveis, apresentada ontem em encontro na Academia Pernambucana de Letras (APL), espaço onde ocupa a cadeira de número 23, que já pertenceu ao sociólogo Gilberto Freyre.

O alimento como pesquisa
"Eu não tinha ideia da extensão e do tempo que duraria, foram dez anos de pesquisa", comentou ela, em conversa com a Folha de Pernambuco, antes da cerimônia que reuniu familiares, amigos e acadêmicos, todos atentos à explanação acerca do livro que trouxe para a escritora muitos prazeres, entre eles o mergulho em conhecer mais profundamente o Livro Sagrado e, ao mesmo tempo, deparar-se com o papel social que desde sempre o alimento exerce aos povos.
 

Maria Lecticia CavalcantiCrédito: Ed Machado/Folha de Pernambuco

"Eu não tinha experiência, conhecimento da Bíblia, por isso o convite do cardeal Dom José Tolentino em pesquisar sobre os alimentos da época, foi um desafio. Estudei, procurei teólogos e especialistas no assunto. Além disso, perceber  a mesa (o alimento) como um forte alicerce das sociedades, simbolizando união, comunhão e partilha, foi uma grande novidade da Bíblia, e é a parte mais bonita do Novo Testamento", comentou Maria Lecticia, que também é autora de "Açúcar no Tacho" (2007), "O Negro Açúcar" (2008), "História dos Sabores Pernambucanos" (2009), "Esses Pratos Maravilhosos e seus Nomes Esquisitos" (2013), "Gilberto Freyre e As Aventuras do Paladar" (2013), "Açúcar - uma história" (no prelo).

"Extraordinária Incansável"
E foi citando as obras anteriores de Maria Lecticia que a desembargadora, escritora e ocupante da cadeira número 9 da Academia Pernambucana de Letras (APL), Margarida Cantarelli, introduziu a apresentação de "A mesa de Deus: os alimentos da Bíblia", discorrendo, em minúcias, sobre os alimentos que aparecem no Livro Sagrado em meio aos simbolismos que cercam o assunto.

Para Cantarelli - que também foi cortejada por Maria Lecticia e pelos presentes, que juntos lembraram o seu aniversário, que é comemorado nesta terça (28) - a pesquisadora gastronômica "tem a capacidade de fazer tudo e muito bem, é uma extraordinária incansável".
 

Maria Lecticia Cavalcanti, escritoraCrédito: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Também participou do encontro na APL o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, irmão de Maria Lecticia. Na ocasião, ele confessou ter sido tomado por forte emoção durante a apresentação do livro, a que ele denominou de "obra fantástica". "Estou fortemente tomado pela emoção, com um livro que mergulha tão profundamente nas histórias bíblicas e nos alimentos que faziam parte das histórias contadas à época, por Jesus, por todos que ele reunia à sua volta. E Lecticia nos conta isso de uma forma irretocável em uma obra fantástica". 

Serviço
"A Mesa de Deus: os alimentos da Bíblia" (Editora Record) 

De Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti

R$ 74,90

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter