Logo Folha de Pernambuco

Streaming

"A Sogra Que Te Pariu": Rodrigo Sant'Anna se inspira na mãe para sitcom da Netflix

Série de humor estreia nesta quarta-feira (13), com 10 episódios de 25 minutos

Rodrigo Sant'Anna interpreta sogra "sem noção" Rodrigo Sant'Anna interpreta sogra "sem noção"  - Foto: Netflix/Divulgação

Criado na comunidade do Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o comediante Rodrigo Sant’Anna costuma pescar nessa origem a inspiração necessária para criar a maioria dos seus personagens. Não foi diferente com a Dona Isadir, protagonista da série “A Sogra Que Te Pariu”, seu primeiro trabalho para a Netflix, que estreia nesta quarta-feira (13).  
 


Nesta nova comédia, o ator dá vida a uma professora aposentada moradora do Cachambi, bairro suburbano carioca. Por causa da pandemia de Covid-19, ela se muda de mala e cuia para a mansão do filho, na Barra da Tijuca, infernizando a vida de toda a família, especialmente da nora. A maior referência para a história, segundo Rodrigo, veio da própria mãe.

Na casa a sogra

“Durante o isolamento social, ela veio morar comigo e com o meu marido (o roteirista Junior Figueiredo), e ainda trouxe a minha avó de quebra. Todo dia ele tinha algo para reclamar, seja por ela ter atrapalhado o home office dele ou por ter pego alguma coisa e colocado em outro lugar. Essas situações da rotina me inspiraram”, comenta.


Rodrigo conta que Isadir tem muito da sua mãe, mas também carrega um pouco da personalidade de cada mulher com quem ele conviveu. O processo para se transformar na personagem, segundo o artista, é demorado. “Vou te dizer que é bem chato, porque eu sou ansioso. Levo de 50 minutos a uma hora para ficar pronto. Dependendo do dia, às vezes você cola a peruca e fica aparecendo a tela, então, descola tudo com paciência e vamos de novo. Tem que ter paciência”, revela.

Sitcom à brasileira

“A Sogra Que Te Pariu” é a primeira sitcom brasileira multicâmera da Netflix. O formato clássico se consagrou ao redor do mundo com produções como “Seinfeld” e “Friends”, mas aqui no Brasil foi abraçado pelas comédias escrachadas, ao estilo “Sai de Baixo” e “Vai Que Cola”. É por esse caminho do humor popular nacional que a série de Sant’Anna transita, sem deixar de mirar também no público dos mais de 190 países que têm acesso à plataforma de streaming.  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Rodrigo Sant'Anna (@rodrigosantanna1)


“Em algum momento a gente pensou no todo, mas sem perder a brasilidade. Essa foi a maior preocupação, até porque, se a gente não tem identidade, acho que não consegue tocar as pessoas de lugar algum. Minha primeira potência criativa é a periferia do Rio. Tento fazer disso algo plural, para levar a nossa cara para todos esses países”, aponta.

Com direção de Alex Cabral, a série é produzida pela Os Suburbanos Produções, empresa fundada por Rodrigo e pelo marido. Uma das metas da produtora é levar mais diversidade e representatividade para as telas, o que se reflete diretamente na escalação do elenco. Não por acaso, a sitcom é estrelada por uma família negra. Ao lado de Isadir estão o filho Carlos (Rafael Zulu), a nora Alice (Lidi Lisboa) e os netos Jonas e Márcia (Pedro Ottoni e Bárbara Sut).  

“Essa quebra de estereótipos é o que a gente busca. Minha avó não, que foi empregada doméstica, veio do Interior da Bahia e é preta, não viu muitas histórias como a dela contadas com protagonismo. Acho que reverter isso é o que eu procuro fazer com o meu trabalho, de alguma maneira”, diz.

Loucura sem limites

O elenco da comédia ainda traz nomes como Daniela Fontan, Solange Teixeira e Ney Lima. Também há participações especiais de nomes como Danielle Winits, Jojo Maronttinni e Mumuzinho. Segundo Rodrigo, situações inusitadas envolvendo sua personagem não vão faltar ao longo dos 10 episódios de 25 minutos que compõem a temporada. “A Isadir tem uma espécie de loucura que, dentro daquela casa e com o passar dos dias, vai ficando cada vez mais potente. O público pode esperar absolutamente tudo dela”, promete. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Netflix Brasil (@netflixbrasil)

 

Veja também

Rockstar Games: GTA 6 ganha o prêmio de jogo mais aguardado de 2025; veja o que se sabe até agora
GAMES

Rockstar Games: GTA 6 ganha o prêmio de jogo mais aguardado de 2025; veja o que se sabe até agora

Série de HQs "Contos dos Orixás" adapta a mitologia e as tradições orais afro-brasileiras
Artes Visuais

Série de HQs "Contos dos Orixás" adapta a mitologia e as tradições orais afro-brasileiras

Newsletter