Oscar 2022

Academia de cinema dos EUA proíbe Will Smith de comparecer às entregas do Oscar por 10 anos

A decisão foi tomada após o americano dar uma tapa na cara do comediante Chris Rock, durante a mais recente edição do evento, no dia 27 de março

Will Smith dá um tapa em Chris Rock durante a cerimônia do OscarWill Smith dá um tapa em Chris Rock durante a cerimônia do Oscar - Foto: ROBYN BECK / AFP

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou, nesta sexta-feira (8), que proíbe o ator Will Smith de comparecer à cerimônia dos prêmios Oscar durante os próximos 10 anos devido ao tapa que deu no comediante Chris Rock na última edição.

Segundo indicaram em nota o presidente da junta da organização, David Rubin, e a diretora executiva, Dawn Hudson, durante esses dez anos Smith "não estará permitido a comparecer a nenhum evento ou programa da Academia, seja pessoal ou virtualmente, incluindo, entre outros, os Prêmios da Academia".

De qualquer modo, a Academia mantém o Oscar de melhor ator que Smith ganhou este ano por "King Richard". Uma eventual sanção ou impedimento para indicações futuras não foi mencionada.

A agressão ofuscou a maior gala do cinema e surpreendeu os milhões de telespectadores que a acompanhavam ao redor do mundo.

"A 94ª edição do Oscar estava destinada a ser uma celebração das muitas pessoas de nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos se viram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco", apontou a nota da Academia.

Os membros da Academia se reuniram, nesta sexta-feira pela manhã, para debater as ações contra Smith. O diretor Steven Spielberg e a atriz Whoopi Goldberg estiveram entre os convidados a participar da decisão sobre o destino do ator.

A reunião de integrantes do alto escalão da principal entidade de Hollywood estava prevista inicialmente para debater a suspensão ou expulsão de Smith, mas o ator renunciou preventivamente ao status de membro do grupo.

Os atores não precisam ser membros da Academia para receber indicações, embora os membros do grupo escolhem os indicados e vencedores do Oscar a cada ano.

"Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo rumo ao objetivo mais amplo de proteger a segurança de nossos artistas e convidados, e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos".

Vozes críticas à atitude de Smith pediam que o artista tivesse seu Oscar de melhor ator revogado. Smith recebeu o prêmio menos de uma hora após dar o tapa em Chris Rock no palco da cerimônia.

O irmão do comediante, Kenny Rock, declarou ao jornal Los Angeles Times que Smith "menosprezou (Chris Rock) diante de milhões de pessoas que assistem ao programa".

Mas tirar o prêmio de Smith era considerado improvável, já que outros vencedores do prêmio, como Harvey Weinstein e Roman Polanski, não tiveram seus Oscars revogados quando foram expulsos da academia após escândalos de agressão sexual.

Tradicionalmente, o vencedor do Oscar de melhor ator é convidado a apresentar o prêmio de melhor atriz no ano seguinte, uma honra que não será concedida a Smith.

Imperdoável 

Smith subiu ao palco do Oscar e deu um tapa na cara de Rock em resposta a uma piada que o comediante fez sobre o cabelo raspado de sua esposa.

A atriz Jada Pinkett Smith sofre de alopecia, uma condição que causa queda de cabelo.

A Academia disse que Smith foi convidado a deixar a cerimônia do Oscar logo após o ataque. No entanto, essa afirmação foi contestada, inclusive pelos representantes de Smith, e o produtor da cerimônia, Will Packer, teria dito ao ator para ficar e aceitar sua estatueta.

A polícia de Los Angeles perguntou a Rock se ele queria prestar queixa contra Smith, mas o comediante recusou.

"Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na cerimônia", disse a nota dos funcionários da academia nesta sexta-feira.

"Por isso, sentimos muito. Esta foi uma oportunidade de dar o exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família acadêmica em todo o mundo, e falhamos, não estávamos preparados para algo sem precedentes."

A nota também agradeceu a Rock por "manter a compostura em circunstâncias extraordinárias".

Na semana passada, Smith pediu desculpas a Rock, descrevendo suas ações no Oscar como "chocantes, dolorosas e imperdoáveis", antes de abir mão de seu status de membro da Academia dias depois.

"Renuncio a ser membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e aceitarei quaisquer outras consequências que o conselho considere apropriadas", afirmou Smith, o quinto negro a ganhar o prêmio individual mais alto para um ator no mundo do cinema.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter