Acervo RecorDança celebra 20 anos de existência lançando novos conteúdos
Os lançamentos, que começaram ontem (7), em Olinda, seguem nos dias 14 e 15
O Acervo RecorDança está completando 20 anos e, para celebrar essas duas décadas em que vem catalogando, organizando e difundindo as memórias das danças em Pernambuco, lança os resultados dos projetos “Memória da Dança em Pernambuco: artistas com deficiência e acessibilidade” e “Comunidades-Dança: que mundos movem?”, com ações presenciais e virtuais que começaram nesta quinta (7) e também acontecem nos dias 14 e 15 de dezembro, em Olinda e Recife.
Atualmente, as pesquisadoras Ailce Moreira, Elis Costa, Ju Brainer e Taína Veríssimo vêm tocando o projeto, pioneiro no Brasil em organizar, virtualmente (www.acervorecordanca.com), a memória da dança, em um constante trabalho de atualização. Hoje, o acervo reúne mais de mil fotos, 200 vídeos, 60 biografias, 13 históricos de grupos e 200 fichas de espetáculos.
Leia também
• Caetano faz show gratuito em bairro onde morou no subúrbio do Rio
• Carnaval, revival "Menina Veneno" e Natal do Conde Só Brega: roteiro tem opções para todos os gostos
• "Fim de Semana no Paraíso Selvagem" estreia no Recife em sessão com show de Amaro Freitas
Lançamentos
Na noite desta quinta (7), as pesquisadoras do RecorDança apresentaram, na sede do Clube Vassourinhas, em Olinda, o projeto “Comunidades-Dança: que mundos movem?”, que resultou em entrevista (vídeo) com a passista e mestra Adriana do Frevo e na obra audiovisual “Comunidades dança: Cia Brasil por Dança”. Os dois materiais trazem as memórias e o cotidiano da Cia Brasil por Dança, uma referência do frevo em Olinda.
No dia 14, acontece uma live – no canal do RecorDança no Youtube – para apresentar resultado de pesquisa sobre artistas da dança com deficiência e obras que disponibilizam ferramentas e acessibilidade comunicacional. Serão cinco entrevistas em vídeo, um ensaio sobre o processo de mapeamento e pesquisa com esse recorte e o resultado da recriação da audiodescrição do espetáculo Leve, do Coletivo Lugar Comum.
Já no dia 15, o RecorDança ocupa o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), no centro do Recife, para lançar um episódio especial do podcast “Histórias ao Pé do Ouvido – Vogue” e também a obra audiovisual “Comunidades-dança: Vogue 4 Recife”, mostrando o dia a dia dos artistas que praticam o vogue.