Lei

Água de graça em shows: Governo obriga eventos a garantir hidratação do público

Portaria publicada nesta terça, 27, estabelece que grandes eventos terão de permitir entrada de garrafas de água e instalar "ilhas de hidratação" até fim do ano

Discussão foi motivada pela morte da jovem Ana Clara BenevidesDiscussão foi motivada pela morte da jovem Ana Clara Benevides - Foto: Daniele Menin/Arquivo pessoal

A partir desta terça-feira, 27, grandes eventos como shows e festivais terão de distribuir água de graça para o público até o fim do ano.

Foi o que decidiu o Governo Federal em uma Portaria assinada pela Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A decisão é válida por 120 dias.

A resolução foi motivada pelas ondas de calor extremo que atingiram o Brasil nos últimos anos.

Conforme a Portaria, eventos de grande porte deverão permitir o acesso de garrafas de uso pessoal - feitas de materiais que não comprometam a segurança - e instalar "ilhas de hidratação" gratuitas e de fácil acesso para que os presentes possam reabastecer os recipientes.

Shows e festivais também terão de incluir pontos de vendas de comidas e bebidas, além das "ilhas de hidratação", em pontos estratégicos.

Em caso de intercorrências relacionadas à saúde dos participantes dos eventos, o espaço físico e a estrutura para o resgate rápido também devem ser pensados estrategicamente

A decisão não proíbe que haja venda de água, mas a comercialização não deve ser feita a preços abusivos.

A fiscalização dos valores da água mineral vendida em grandes eventos fica a cargo dos órgãos estaduais e municipais.

Ao fim da validade, a Portaria será reavaliada conforme as condições climáticas.

A discussão sobre a distribuição gratuita de água em eventos foi motivada pela morte da jovem Ana Clara Benevides, de 23 anos, em novembro do ano passado.

O laudo da morte apontou que Ana Clara sofreu uma exaustão térmica causada pelo calor, segundo o G1.

Ela assistia ao show da cantora Taylor Swift no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro - na data, a cidade registrou máxima de 40º C com sensação térmica de quase 60º C.

No dia do ocorrido, o ministro Flávio Dino anunciou uma outra Portaria que determinava que espetáculos teriam de permitir a entrada de garrafas de água, além de garantir as "ilhas de hidratação".

"A medida vale imediatamente. A Portaria será editada em, no máximo, 1 hora. Será postada aqui para conhecimento dos detalhes", escreveu à época.

Em junho, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto de Lei (PL) 1600/2023, do deputado Enio Tatto (PT), que institui a Lei Ana Clara Benevides.

O PL prevê que eventos como shows e festivais devem garantir o acesso de garrafas de uso pessoal ou distribuição de embalagens com água gratuitamente.

O próximo grande evento de música no País ocorre no próximo mês.

O Rock in Rio será realizado nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro.

A edição é comemorativa dos 40 anos do festival e trará nomes como Imagine Dragons, Avenged Sevenfold, Ed Sheeran, Katy Perry, Cyndi Lauper e Mariah Carey.

Veja também

Rock in Rio em plena sexta-feira 13? Sensitiva mostra como afastar azar e 'abrir caminhos' nos shows
FESTIVAL

Rock in Rio em plena sexta-feira 13? Sensitiva mostra como afastar azar e 'abrir caminhos' nos shows

Boninho deixa a Globo após 40 anos: "Chegou a hora de voar solo"
TELEVISÃO

"Chegou a hora de voar solo": Boninho anuncia saída da Globo depois de 40 anos na emissora

Newsletter