Concerto

Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto lançam "Valencianas II", no Youtube

Registro audiovisual terá exibição gratuita nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, nos canais do YouTube do artista e da Orquestra

Valencianas II: Orquestra Ouro Preto e Alceu ValençaValencianas II: Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença - Foto: Íris Zanetti / Divulgação

Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto lançam, nesta sexta-feira (23), o segundo volume do concerto Valencianas, após o sucesso da primeira parceria. O registro audiovisual terá exibição gratuita nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, nos canais do YouTube de Alceu Valença e da Orquestra Ouro Preto.

Com direção do maestro Rodrigo Toffolo, o concerto Valencianas II foi gravado ao vivo na Casa da Musica do Porto, em Portugal. Com novos e complementares temas, arranjados por Mateus Freire, a sequência do projeto transpõe as criações de Alceu para a música de concerto.

“Valencianas é um projeto belíssimo, que traz este viés erudito para a minha obra. O concerto me dá a chance de ser o Pavarotti da Orquestra Ouro Preto (risos). Cantar com a OOP é realmente maravilhoso. Me sinto no paraíso”, comemora Alceu Valença.

O audiovisual estará disponível, a partir de 26 de agosto, nas plataformas de streaming, seguido de uma série de apresentações em diversas cidades brasileiras. 

"Valencianas II"
O concerto ressalta os elementos nordestinos presentes na obra do compositor pernambucano e seu diálogo com outros gêneros, como o fado e a bossa, adaptados à linguagem camerística. Valencianas II reafirma o conceito abrangente presente nos premiados álbum e DVD da estreia do projeto, vencedores do Prêmio da Musica Brasileira, em 2015.

Registrado numa calorosa noite do inverno português, o audiovisual acrescenta outros clássicos do repertório de Alceu, como “Taxi lunar” (parceria com Geraldo Azevedo e Zé Ramalho), “Papagaio do futuro”, “Solidão”, “Na primeira manhã”, “Tesoura do desejo”, “Pelas ruas que andei”, “Como dois animais”.

“Alceu é um ícone da música brasileira por sua eterna ousadia e contemporaneidade.  Por isso acreditamos que estava mais uma vez na hora de associarmos sua abrangência à versatilidade da orquestra Ouro Preto” - destaca o maestro Rodrigo Toffolo.

Canções revisitadas
Se o ambiente lusitano inspira a toada “Borboleta”, conectada ao fado “P da Paixão”, o componente Ibérico-mourisco se estende ainda a “Dia branco”. Enquanto “Samba do tempo” evoca a Bossa-Nova, a recentes “Eu vou fazer você voar” plana sobre a afro-brasilidade. A exemplo do primeiro volume, o número de abertura do concerto é uma suíte orquestral, onde temas diversos de Valença são adaptados pelo arranjador Mateus Freire.

Valencianas II tem direção de palco e cenografia de Paulo Rogério Lage, também produtor e idealizador do projeto. A iluminação é de Pedro Pederneiras, com gravação, mixagem e masterização de Bruno Corrêa. O concerto foi inteiramente registrado na Casa da Musica, no Porto, em 20 de janeiro de 2020.

Assista:

Serviço:

Valencianas IIAlceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Exibição gratuita nos dias 23, 24 e 25/12 no Youtube(Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto)
Youtube de Alceu Valença
Youtube de Orquestra Ouro Preto

Veja também

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Artistas gravam música e clipe em apelo para salvar o Pantanal; assista
SOS PANTANAL

Artistas gravam música e clipe em apelo para salvar o Pantanal; assista

Newsletter