Homenagem

Alceu Valença foi o escolhido para receber o Prêmio UBC 2022; cerimônia será em novembro

Obra do músico pernambucano será celebrada durante cerimônia de premiação, no dia 8 de novembro

Alceu ValençaAlceu Valença - Foto: Leo Aversa/Divulgação

Alceu Valença é o grande vencedor da sexta edição do Prêmio UBC, concedido pela União Brasileira dos Compositores. Com mais de 300 canções de sua autoria registradas, o artista pernambucano receberá o Prêmio do Compositor Brasileiro no dia 8 de novembro, em cerimônia que será realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Voltada para 150 convidados, a festa contará com atrações musicais mantidas em segredo até mesmo para o homenageado. Alceu verá suas composições, em versões inéditas, interpretadas ao vivo por mais de 10 grandes nomes de diferentes gerações da música brasileira.

O diretor artístico Zé Ricardo, que assina a curadoria do Palco Sunset do Rock in Rio, é o responsável pela direção musical e escolha do repertório da noite. Logo após a cerimônia, as apresentações e depoimentos serão disponibilizados nas redes sociais da UBC.
 

“Recebo com muita alegria a homenagem da União Brasileira dos Compositores. É um prêmio que estendo aos cantadores, aboiadores, versejadores e violeiros do Brasil profundo, que constituem a matéria prima da minha música. O que faço muitas vezes é ligar essas referências na tomada, aquilo que Luiz Gonzaga definiu como uma banda de pífanos elétrica. Primeiro sou são bentense, depois pernambucano, brasileiro e cidadão do mundo. É este o reconhecimento que a UBC confere a mim e todo o manancial de identidade que minha obra traduz”, afirma Alceu Valença.

Criado em 2017, o Prêmio UBC teve Gilberto Gil como seu primeiro homenageado. No ano seguinte, a premiação contemplou Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna e Djavan com a honraria. 

Veja também

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman
Crítica

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''
ASSALTO

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''

Newsletter