Alceu Valença se apresenta com Orquestra Ouro Preto neste domingo (6)
Com transmissão pelo Youtube, orquestra fará ‘dobradinha’ com os concertos "As Quatro Estações" de Vivaldi e o clássico "Valencianas"
A convite da SulAmérica, para celebrar seus 125 anos, a Orquestra Ouro Preto fará duas lives em sequência, no domingo, dia 6 de dezembro, transmitidas diretamente da histórica cidade mineira. A apresentação contará com a participação de Alceu Valença e do violonista Carmelo de Los Santos, sob a batuta do Maestro Rodrigo Toffolo.
Às 17h, a Academia Orquestra Ouro Preto interpreta um ícone do barroco musical no templo do barroco arquitetônico mineiro. O concerto "As Quatro Estações", de Vivaldi, será transmitido da Igreja de São Francisco, cujos adornos estão para Aleijadinho e Mestre Ataíde como a Capela Sistina está para os renascentistas. O solista convidado é o violinista gaúcho radicado nos EUA, Carmelo de Los Santos.
Valencianas
Como atração mais esperada da noite, às 19h, a Orquestra Ouro Preto convida Alceu Valença para apresentarem juntos o aclamado "Valencianas", que reúne obras do cantor e compositor pernambucano adaptadas para a música de concerto. Uma ponte entre as sonoridades do Nordeste solar com o barroco mineiro. na qual as ladeiras musicais de Olinda se encontram com as de Ouro Preto.
Transmitida da Casa da Ópera, o mais antigo teatro em funcionamento na América Latina, a live tem um componente especial. O público poderá assistir em primeira mão a mescla de dois diferentes concertos: Valencianas (vencedor do Prêmio da Música Brasileira como melhor álbum de MPB) e Valencianas II, previsto para rodar diversas cidades brasileiras em 2021, com o lançamento do álbum e audiovisual gravados em Portugal.
No palco, Alceu e a Orquestra Ouro Preto interpretam "Anunciação", "Belle de Jour", "Tropicana", "Como Dois Animais", "Tomara", "Pelas Ruas Que Andei", entre outras, além da "Suíte Valenciana" e versões orquestrais de temas como "De Janeiro a Janeiro" e "Estação da Luz".
Leia também
• 'Não foi fácil, mas passou', diz Carla Diaz ao falar sobre cura de câncer de tireoide
• Telecine celebra a história dos 125 anos do cinema
• Cida Pedrosa vence nas categorias Livro do Ano e Poesia no Prêmio Jabuti 2020
“’Valencianas’ associa os gêneros do sertão e do agreste do Brasil, tão essenciais em sua obra, à música de concerto cheia de versatilidade da Orquestra Ouro Preto. Uma maneira não só de homenagear este mestre e a brasilidade profunda a que a obra de Alceu nos remete" - explica o maestro Rodrigo Toffolo.
Para Alceu, "trata-se de um olhar diferente sobre a minha obra. Isso acontece muito em função do espírito da orquestra Ouro Preto. São músicos jovens que contagiam pela destreza com que executam seus instrumentos e a maneira com que conseguem captar as nuances da minha música" - diz o compositor.
O concerto tem regência de Rodrigo Toffolo, arranjos de Mateus Freire e direção de cena de Paulo Rogério Lage. A produção executiva é da Palco, da Tropicana e da Orquestra Ouro Preto.
Serviço:
Data: 6 de dezembro, domingo
Transmissão: Canal da Orquestra Ouro Preto no YouTube.
17h - As Quatro Estações, de Vivaldi
Academia da Orquestra Ouro Preto. Solista convidado: Carmelo de Los Santos
Local: Igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto (MG).
19h - Valencianas
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Local: Casa da Ópera - Ouro Preto (MG).
Mais informações: https://www.orquestraouropreto.com.br