Logo Folha de Pernambuco

Novelas

"Além da Ilusão", Danilo Mesquita vive seu primeiro vilão na tevê

Na novela, o ator interpreta Joaquim, afilhado de Eugênio, papel de Marcello Novaes, e filho de Úrsula, vivida por Bárbara Paz

Danilo MesquitaDanilo Mesquita - Foto: Divulgação

Viver um vilão era um desejo antigo de Danilo Mesquita. Após uma série de mocinhos em novelas, como “Segundo Sol” e “Éramos Seis”, o ator viu a chance de a vilania cruzar seu caminho com o convite para interpretar o ambicioso Joaquim em “Além da Ilusão”, atual trama das seis.

Porém, ao contrário do que imaginou durante todo o tempo, a missão de realizar maldades em cenas não era tão simples como parecia diante das câmeras. “Quando rolou de fazer um vilão, fiquei muito feliz e empolgado. Estava desejando ir para outro lugar na tevê há algum tempo. Porém, achei que fosse ser mais fácil. Tenho dificuldades em fazer cenas esculhambando os outros. Confesso (risos). Achei que fosse mais tranquilo e até mais divertido, mas sinto um certo constrangimento. São cenas fortes”, explica.

Na história escrita por Alessandra Poggi, Joaquim é afilhado de Eugênio, papel de Marcello Novaes, e filho de Úrsula, vivida por Bárbara Paz. O rapaz alimenta a esperança de ser o grande herdeiro do padrinho um dia. Mau caráter e interesseiro, ele se aproxima de Isadora, de Larissa Manoela, a fim de se casar com ela e um dia ser dono da fazenda e da tecelagem.

Mas ao perceber que Davi, interpretado por Rafael Vitti, está ganhando o coração da jovem, fará de tudo para separá-los. “Acho que é uma trama que fala muito sobre as relações humanas. E isso é atemporal. O fato de se passar em 1944 é só a cereja do bolo. Mas, claro que se a novela fosse em 2022, seria contada de uma forma diferente. A essência da novela são as questões humanas. Acho que são temáticas que vão se conectar com o público atual com certeza”, defende.

Mesmo com todas as restrições da Covid-19, Danilo conseguiu realizar encontros presenciais com o elenco durante a fase de pré-produção. O período foi importante para o ator compreender seu personagem e os demais enredos do folhetim das seis.

“A gente conseguiu fazer uma preparação todo mundo junto com as preparadoras de elenco. Na verdade, a construção do Joaquim foi bastante humana. Porque esses sentimentos são muito reais e humanos. A gente também tem esses sentimentos. Sabe o que diferencia uma pessoa de bom caráter de alguém mau-caráter? É como a gente lida com esses sentimentos, os sentimentos que a gente vai construindo ao longo da vida servem de base também”, ressalta.

Aos 29 anos, Danilo vive seu quarto papel de destaque na Globo. O ator, que ganhou repercussão entre o grande público na novela musical “Rock Story”, estreou no vídeo em “I Love Paraísopolis”, de 2015. Além disso, ele também tem uma rápida passagem pela bíblica “Os Dez Mandamentos”, da Record.

“Estou muito feliz com essa fase em ‘Além da Ilusão’. Já estava jogando para o universo esse sentimento de fazer coisas diferentes no vídeo. Eu vinha fazendo muitas coisas seguidas que, apesar de não serem iguais, eram bem parecidas. Como ator, a gente está sempre buscando caminhos diferentes, novas descobertas. As coisas acabaram se encontrando. Cansei de chorar em cena. Agora quero fazer os outros chorarem (risos)”, brinca.“Além da Ilusão” – de segunda a sábado, às 18h30, na Globo.

Reunião de grupo

 Após um longo período de isolamento em virtude da pandemia de Covid-19, Danilo Mesquita tem revivido relações em diversos sentidos ao longo das gravações de “Além da Ilusão”, da Globo. Nos bastidores da trama das seis, ele reencontrou Antônio Calloni.

Os dois fizeram pai e filho no “remake” de “Éramos Seis”, que terminou junto com a chegada da pandemia ao Brasil. “A gente reuniu uma galera muito boa na pré-produção. O Calloni falou algo maravilhoso durante a preparação. Ele disse que só sabe o personagem quando termina a novela. E é bem isso mesmo. Ainda estou descobrindo o caminho do Joaquim”, explica.

Ao longo da preparação, Danilo também contou com o auxílio dos colegas de cena para criar o ambicioso Joaquim. “A troca foi fundamental. Estou descobrindo o personagem com todos os meus colegas do elenco e a direção. Comecei com medo e feliz. Mas estou seguindo no dia a dia com a construção. Fiquei bastante ansioso para ver as sequências no ar porque não tinha visto nada”, vibra.

Instantâneas

# Nascido e criado em Salvador, em 2010 Danilo passou a se residir no Rio de Janeiro para investir em sua carreira de ator.

# Danilo chegou a ser confirmado no elenco da série “Maldivas”, novo original Netflix. Mas, por questões de agenda, a escalação acabou não se concretizando.

# Na Netflix, o ator estrelou as séries “3%” e “Spectros” e o filme “Ricos de Amor”.

# Antes de se tornar ator, Danilo foi jogador de futebol enfrentou a peneira na categoria júnior dos times Vitória, Bahia e Galícia.

Veja também

Newsletter