Logo Folha de Pernambuco

CINEMA

Além de ''Ainda Estou Aqui'': filmes que devem ser destaque na temporada de premiações do cinema

Vale lembrar que o filme brasileiro foi pré-indicado ao Oscar e as indicações finais serão reveladas em 17 de janeiro

Filme ''Ainda Estou Aqui'' é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens PaivaFilme ''Ainda Estou Aqui'' é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva - Foto: Divulgação

A temporada de premiações no cinema internacional já começou. Para muitos, a ânsia por indicações para o brasileiro ''Ainda Estou Aqui'' despertou uma curiosidade sobre outros filmes que estão em evidência na disputa pelos prêmios de 2025. Entre produções norte-americanas e internacionais, o Estadão selecionou as obras que devem ser destaque na corrida para o Oscar, como ''Emília Perez'' e ''Anora''.

Veja a abaixo a lista completa abaixo e saiba onde assistir aos filmes.

''Emilia Pérez''
A obra de Jacques Audiard é um musical sobre a advogada Rita, que ajuda um chefe do tráfico mexicano a trocar de gênero e se tornar uma mulher, chamada Emilia Pérez, para fugir das autoridades. O musical tem Zoe Saldaña e Selena Gomez no elenco e estreia em 6 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

''Anora''
O filme se baseia na história de Anora (Mikey Madison), uma jovem prostituta do Brooklyn que se casa por impulso com um oligarca russo. Entretanto, seus sonhos são afetados quando a família do noivo decide anular o casamento. O filme foi escrito e dirigido por Sean Baker, e levou o Palma de Ouro em Cannes em 2024. Chega aos cinemas em 23 de janeiro.

''Wicked''
O musical conta com Ariana Grande e Cynthia Erivo como Glinda e Elphaba, que formam uma amizade improvável na Terra de Oz. Após o encontro de ambas com o Mágico de Oz, a amizade das duas é colocada em jogo.

Eleito como melhor filme do ano pela National Board of Review, Wicked já está em cartaz nos cinemas.

''Duna: Parte 2''
A continuação do filme Duna, de 2021, detalha mais a história de Paul Atreides, em uma distopia, e pode ser assistido na Max. O elenco conta com Timothée Chalamet e Zendaya, e é do diretor Denis Villeneuve.

''Conclave''
O filme acompanha o processo de escolha de um novo papa no Vaticano, e é estrelado por Ralph Fiennes, Stanley Tucci e Isabella Rossellini. Estreia nos cinemas em 23 de janeiro.

''A Verdadeira Dor''
Jesse Eisenberg e Kieran Culkin interpretam dois primos em uma jornada pela Polônia para homenagear sua avó.

O filme fala sobre a história da família, que precisa lidar novamente com tensões antigas. A estreia está prevista para fevereiro nos cinemas do Brasil.

''O Brutalista''
O filme tem direção de Brady Corbet e fala sobre o arquiteto húngaro László Toth e sua esposa Erzsébet, que fogem da Europa em 1947 por causa da guerra, em busca de um novo começo na América. O Brutalista chega aos cinemas em 6 de fevereiro

''A Substância''
A apresentadora Elisabeth Sparkle sofre com uma demissão, até que conhece um laboratório com uma substância que promete transformá-la em uma versão melhor de si mesma. Com Demi Moore e Margaret Qualley no elenco, o longa pode ser assistido na MUBI.

Indicações finais ao Oscar serão reveladas no dia 17
Vale lembrar que ''Ainda Estou Aqui'' foi pré-indicado ao Oscar e as indicações finais serão reveladas em 17 de janeiro.

O diretor do longa, Walter Salles, comentou sobre a expectativa para o prêmio: "Se não vier, a vida continua", disse.

Veja também

Globo de Ouro supera 10 milhões de telespectadores
PREMIAÇÃO

Globo de Ouro supera 10 milhões de telespectadores

Brasil bate recorde com mais de 3,5 mil salas de cinema
ARTE

Brasil bate recorde com mais de 3,5 mil salas de cinema

Newsletter