Além de Ludmila Dayer, veja outros famosos diagnosticados com esclerose múltipla
Guta Stresser, Claudia Rodrigues, Christina Applegate e Selma Blair já falaram sobre como convivem com a doença
A atriz e diretora Ludmila Dayer, de 39 anos, revelou, nesta quarta-feira, durante uma live no Instagram, que foi diagnosticada com esclerose múltipla (EM), doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. Ela, que mora nos Estados Unidos, disse que começou ter problemas principalmente na visão e na cognição. A atriz contou ter levado um ano para conseguir um diagnóstico e que adotou um protocolo alimentar para controlar os sintomas.
Além de Ludmila, outros famosos já revelaram ter esclerose múltipla. Em junho deste ano, a atriz Guta Stresser contou ter sido diagnosticada com a doença. A atriz Claudia Rodrigues e as americanas Christina Applegate e Selma Blair são outras a conviver com os sintomas.
Conhecida por ter interpretado a personagem Bebel no programa "A grande família" (2001-2014), a atriz, de 49 anos, teve dificuldades durante a "Dança dos Famosos" em 2020 e buscou ajuda médica para saber a causa. Após consultar profissionais de diferentes áreas, ela fez uma ressonância magnética em janeiro de 2021 e recebeu o diagnóstico.
Cláudia Rodrigues
Cláudia Rodrigues, que convive com a doença autoimune há duas décadas, foi diagnosticada com a doença em 2006 e se afastou dos trabalhos na televisão para iniciar o tratamento. A atriz, que ficou mais conhecida pelo seu papel no seriado “A Diarista” também se submeteu ao transplante, nos Estados Unidos.
Leia também
• Bichectomia, lipo íntima e harmonização: saiba quais cirurgias Viih Tube e Eliezer já fizeram
• Apresentadora do GNT é assaltada em sinal de trânsito no Rio
• Aparência da cantora Rosana movimenta as redes sociais
Ana Beatriz Nogueira
Em 2009, a atriz Ana Beatriz Nogueira foi diagnosticada com uma forma branda de esclerose múltipla. A confirmação aconteceu em meio às gravações de "Caminho das Índias" e enquanto também dirigia um show com a cantora Zélia Duncan.
Christina Applegate
Em agosto do ano passado, a atriz americana Christina Applegate, de 49 anos, anunciou que foi diagnosticada com esclerose múltipla. A notícia teve grande repercussão nas redes sociais justamente no mês de conscientização sobre a doença. Na ocasião, a atriz de "Samantha Who?" e “Disque Amiga para Matar” disse viver numa “estranha jornada”, mas que estava recebendo apoio de pessoas com a mesma condição. “É um caminho difícil. Mas como sabemos, a estrada segue. A não ser que algum idiota a bloqueie”, afirmou Applegate que pediu privacidade enquanto “passa por isso”.
Selma Blair
Em agosto de 2018, a atriz Selma Blair revelou que foi oficialmente diagnosticada com esclerose múltipla em um post no Instagram. Na ocasião, a atriz dividiu com os seguidores que estava sofrendo com os sintomas por anos.
“Estou com fraqueza. As vezes eu caio ou deixo coisas caírem. Minha memória é nebulosa. E meu lado esquerdo está sem direção como um GPS quebrado ”, escreveu a atriz. “Mas estamos seguindo. E eu rio e não sei exatamente o que vou fazer, mas farei o meu melhor", escreveu em sua rede social.
Jamie-Lynn Sigler
Diagnosticada aos 20 anos com EM, Jamie-Lynn Sigler só veio a público para contar sobre sua condição aos 34. Aos 41 anos, a atriz, conhecida por estrelar a série “Família Soprano”, afirmou que viveu por muito tempo em negação em relação à doença.
Jack Osbourne
Jack Osbourne, filho do famoso astro do rock Ozzy Osbourne, foi diagnosticado com esclerose múltipla poucas semanas após o nascimento de sua filha, em 2012. Na ocasião, ele percebeu que algo estava errado quando ficou sem enxergar.
O que é esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma doença crônica e progressiva que afeta o sistema nervoso. Ela piora à medida que o sistema imunológico danifica uma substância chamada mielina, que protege as fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal. Quando aparecem lesões ou cicatrizes, as células nervosas não conseguem se comunicar umas com as outras de forma eficaz.