'Alerta Vermelho' é salvo pelo carisma de seus protagonistas
Dwayne Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot estrelam filme da Netflix sobre roubo de arte
Considerado o filme mais caro já produzido pela Netflix até o momento, “Alerta Vermelho” chega à plataforma de streaming nesta sexta-feira (12). Com uma trama que envolve caça ao tesouro e tráfico internacional de arte, o longa-metragem de ação traz como chamariz um trio de protagonistas estelar, composto por Dwayne Johnson (o The Rock), Ryan Reynolds e Gal Gadot.
Dirigido e escrito por Rawson Marshall Thurber (“Arranha-Céu: Coragem sem Limite”), o filme tem como ponto de partida uma disputa pela posse de três artefatos históricos cobiçados. John Hartley (Dwayne Johnson), um investigador do FBI, age para prender o golpista Nolan Booth (Ryan Reynolds). Por conta de uma armação, no entanto, ele precisa unir forças com o bandido para conseguir limpar seu nome.
O longa-metragem segue os parceiros improváveis em uma aventura ao redor do globo. Passando por uma prisão russa, tourada e até mesmo pela selva amazônica, a dupla busca juntar pistas para conseguir capturar uma lendária jóia em formato de ouro que pertenceu à rainha Cleópatra e, dessa maneira, chegar até O Bispo (Gal Gadot), a mais procurada ladra de obras de arte do mundo.
Especula-se que o orçamento de “Alerta Vermelho” tenha ultrapassado os 200 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1 bilhão). O investimento grandioso fica nítido no visual luxuoso que o filme apresenta, com direito a cenários paradisíacos, figurinos deslumbrantes e carros nada modestos.
Todo o dinheiro aplicado na produção, no entanto, não a salva da total falta de originalidade. Com um roteiro pouco inspirado, o longa é um amálgama genérico de enredos exaustivamente trabalhados em outros blockbusters. É como se a franquia “Indiana Jones” tivesse sido batida no liquidificador com o clássico “Onze Homens e Um Segredo” e as animações da personagem Carmen Sandiego. O resultado é uma mistura sem identidade própria.
Sem dúvidas, o que salva a experiência de assistir ao filme é a escalação do seu elenco principal. Dwayne, Ryan e Gal carregam o longa nas costas. Não que seus personagens apresentem algum desafio de interpretação. Pelo contrário, a impressão que fica é a de que já vimos os três em papéis muito parecidos. Mesmo assim, o trio apresenta um entrosamento perfeito em cena e sabe jogar muito bem com o charme próprio de cada um.