Aliança Francesa exibe filme sobre indígenas da Amazônia
Documentário "As Palavras Encantadas dos Hupd'äh da Amazônia" poderá ser visto de 15 a 29 de agosto
O filme “As Palavras Encantadas dos Hupd’äh da Amazônia – Mestres de Saberes” poderá ser visto deste domingo (15) até 29 de agosto, gratuitamente, no YouTube da Aliança Francesa Recife. A exibição é uma parceria entre Consulado da França no Recife, Laboratório de Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco e Aliança Francesa Brasil.
Todo falado em francês, o documentário é narrado pelo brasileiro Renato Athias, doutor em Etnologia pela Universidade Paris Nanterre e professor do Master Interuniversitário de Antropologia Iberoamericana da Universidade de Salamanca. A direção é da cineasta franco-iraniana Mina Rad.
A obra aborda a cosmologia do povo Hupd’äh, formado por duzentas e dez etnias indígenas do Brasil. Atualmente, são aproximadamente dois mil pertencentes a essa população, que vive no nordeste da Amazônia.
Leia também
• Fãs reagem ao último filme de 'A Barraca do Beijo'
• Crítica: 'Abe' traz astro de 'Stranger Things' em filme para abrir o apetite
• 'Tempo', de M. Night Shyamalan, assusta com terror existencialista
Para os Hupd’äh, não há separação entre as ordens: mineral, vegetal, animal e humana. Segundo Renato Athias, o filme oferece ao espectador a possibilidade de repensar a relação dos humanos com toda a natureza. O documentário foi produzido a partir de arquivos etnográficos, imagens, fotografias e músicas colhidos pelo etnólogo na década de 1980.
Para falar sobre o filme, o professor Renato Athias e a diretora Mina Rad participarão de um debate virtual gratuito, no dia 24, às 17h. A conversa será transmitida através da plataforma Zoom e, para ter acesso, é necessário realizar uma inscrição prévia através deste link.