Logo Folha de Pernambuco

Literatura

Ambientado na Zona Oeste do Recife, livro retrata o amadurecimento de sete adolescentes

Romance 'O Livro de Ouro da Juventude' é a primeira publicação do escritor Renan Valença

Renan Valença, autor de "O Livro de Ouro da Juventude"Renan Valença, autor de "O Livro de Ouro da Juventude" - Foto: Divulgação

Renan Valença apresenta “O Livro de Ouro da Juventude”, seu primeiro livro publicado, como uma espécie de “Clube dos Cinco” recifense. Assim como o clássico cinematográfico de 1985, a obra literária de estreia do autor pernambucano acompanha um grupo de adolescentes com personalidades distintas, vivendo entre dilemas e aprendizados. O “toque especial” fica por conta da ambientação, que traz para a história traços da identidade e da paisagem da Capital pernambucana.

Segundo o escritor, a ideia para o enredo do livro surgiu quando ele estava deixando o ensino médio, em 2009. “Estava lidando com essa grande aventura que é sair da adolescência para a vida adulta, vendo toda aquela rotina de colégio ficando para trás. Comecei a imaginar essa história, que ficou dentro de mim até 2020, quando foram decretados os lockdowns e eu passei a escrever de forma mais consistente”, relembra.

A trama acompanha sete jovens: João Vítor, Liliana, Tiago, Isabel, Bernardo, Anabel e Danilo. Após o carro de um professor ser vandalizado, eles se unem para proteger o rebelde João Vitor, já que todas as suspeitas da autoria do delito caem sobre ele. O romance percorre o amadurecimento dos personagens, enquanto revela segredos e traumas escondidos.
 



Coming-of-age

O autor desenvolve seus temas dentro da estrutura de um coming-of-age, subgênero do cinema e da literatura que foca o crescimento pessoal de protagonistas em transição para a fase adulta. “Acho que o come-of-age é um terreno fértil para que a gente possa destrinchar o perfil psicológico dos personagens. Todos nós somos convidados ou obrigados a amadurecer, e esse tipo de história vai relatando esse processo que é, ao mesmo tempo, tão gostoso e doloroso”, diz.

Os protagonistas de Renan são criados a partir de estereótipos, como o maloqueiro, o militante e a evangélica, que são quebrados ao longo da leitura. “Os estereótipos são inafastáveis. Todos temos uma estética, uma aura que nos rodeia e acaba nos apontando para certos nichos. De perto, a gente percebe que esses rótulos não se sustentam muito por si só. O livro faz um mergulho profundo nessas personalidades, mostrando dimensões que vão além do óbvio”, comenta.

Renan afirma que, de forma inconsciente, algumas vivências da sua própria adolescência inspiraram a escrita do livro. “Não acredito que exista alguma ficção que seja tirada totalmente do imaginário. As histórias sempre passam pela nossa trajetória e pela do outro. Claro que existe todo um floreio, que é feito para dar todo um tom artístico, mas há sim situações que foram inspiradas na vida real nesta obra”, aponta.

Zona Oeste é cenário

Um dos elementos que o escritor trouxe da sua experiência própria foi a sua ambientação. Nascido no Cabo de Santo Agostinho, ele se mudou para o Recife em 2003, quando ingressou no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A maior parte da trama se passa na Zona Oeste, onde o autor cresceu e mora até hoje.

“É meu cantinho favorito da cidade. Nossos subúrbios ainda com poucos arranha céus, preservados paisagisticamente, mas que são pouco aclamados nas obras artísticas. A obra dá alguns passeios, aqui e acolá, no Centro e na Zona Norte, mas o Recife que permeia as páginas está, basicamente, entre o Cordeiro e a Cidade Universitária”, situa.

Renan teve seu primeiro livro publicado de forma independente. Perto de se formar em Direito, o pernambucano pretende mesmo é seguir carreira no universo da escrita. “A publicação foi a realização de um grande sonho. É um caminho que pretendo trilhar daqui para frente. Já tenho novas ideias circulando na minha mente. Escrever sempre foi uma paixão, agora concretizada”, revela.

Serviço 

“O Livro de Ouro da Juventude” (454 páginas)
Edição independente
Autor: Renan Valença
Preço: R$ 65 (físico) e R$ 15 (digital), à venda no site da Amazon

Veja também

Entenda por que Ivete Sangalo aparece com o braço imobilizado no "Lady Night", com Tatá Werneck
Ivete Sangalo

Entenda por que Ivete Sangalo aparece com o braço imobilizado no "Lady Night", com Tatá Werneck

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025
HOMENAGEM

Conceição Evaristo deverá ser a homenageada da Flup em 2025

Newsletter