Logo Folha de Pernambuco

Longa-metragem

Animação 'Meu Tio José' estreia no Brasil na Mostra de São Paulo

Filme do diretor baiano já foi exibido no Festival de Annecy, na França

Filme "Meu Tio José"Filme "Meu Tio José" - Foto: Divulgação

Dirigida por Ducca Rios e com Wagner Moura entre suas vozes originais, a animação baiana “Meu Tio José” estará na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com sessões presenciais nos dias 21, 24 e 28 de outubro. Serão as primeiras exibições no Brasil do longa-metragem, que já passou pelo Festival de Annecy, na França, considerado o maior evento do mundo voltado para as animações.

A trama do filme parte de uma história pessoal do diretor. Seu tio, José Sebastião Rios de Moura, foi assassinado em 1983. Ele foi membro do grupo de esquerda Dissidência da Guanabara, responsável pelo sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick, em 1969, durante a ditadura militar brasileira. 

No longa, a trajetória do tio José é narrada a partir do olhar de uma criança, seu sobrinho Adonias. O personagem sofre ao ter que lidar com a tristeza de sua família, as desavenças na escola e a obrigação de escrever uma redação.

 

“O filme é muito especial por ser meu primeiro longa e por também tratar de um drama pessoal da minha família. Certamente há uma mescla de realidade e ficção, mas muito do que está ali vem de lembranças da minha infância em Salvador, quando vivia no bairro da Amaralina”, aponta Ducca Rios.

“Meu Tio José”, que conta com produção executiva de Maria Luiza Barros e distribuição no Brasil da Tucuman/Fênix, foi finalista no Vancouver Independent Film Festival. O trabalho também foi selecionado para o Anima Córdoba (Argentina), Festival Internacional de Cinema de Autor (Marrocos) e Festival Spark Animation, novamente na cidade de Vancouver, no Canadá.

“O mais incrível é que uma história tão íntima, que é quase um desabafo, torna-se poderosa ao ponto de encantar tantas pessoas”, afirma o diretor, que celebra a seleção para a Mostra de São Paulo. “É muito precioso, pois foi na Mostra que lancei meu primeiro curta animado ‘A bruxinha Lili’, em 2008. Então, agora tenho essa sensação - lançando no mesmo lugar o meu primeiro longa - de que estou encerrando um ciclo e iniciando outro”, diz.

O ator Wagner Moura dá voz a José. Também estão no time de dubladores Tonico Pereira e Lorena Comparato, entre outros talentos. Na trilha sonora, cinco canções de Chico Buarque se apresentam em novas versões. A música “Apesar de Você”, por exemplo, ganha interpretação do pernambucano Lirinha. 

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter