Logo Folha de Pernambuco

CINEMA

Após adiamento de indicações, cerimônia do Oscar pode ser afetada por incêndios? Entenda

Premiação está prevista para o próximo dia 2 de março

A fumaça tomou conta das residências durante o incêndio em Los AngelesA fumaça tomou conta das residências durante o incêndio em Los Angeles - Foto: PATRICK T. FALLON/AFP

Os trágicos incêndios que vêm atingindo a Califórnia, nos Estados Unidos, especialmente a região da grande Los Angeles, já causaram a destruição de centenas de casas e pelo menos 10 mortes. Milhares de pessoas precisaram deixar suas casas e a situação ainda não está controlada por completo.

Os incêndios também causaram repercussões na temporada de premiações. Os focos de fogo aumentaram na última terça-feira (7), dois dias após o Globo de Ouro. Desde de então, vários eventos cinematográficos foram adiados ou cancelados. O Critics Choice Awards, que aconteceria no domingo (12), foi adiado para o próximo dia 26.

O SAG Awards manteve suas indicações, mas cancelou o evento que faria para revelar os nomes. Os indicados foram anunciados via comunicado oficial, como no caso do sindicato dos diretores. Já os sindicatos dos produtores e dos roteiristas optaram por adiar o anúncio de suas listas de indicados. O mesmo vez a Academia.

Os indicados ao Oscar seriam anunciados no próximo dia 17. A data foi adiada em dois dias, para o dia 19. A Academia também expandiu em dois dias o período de votação das indicações, que agora termina na terça (14).

Estrela da série "Hacks", vencedora de duas estatuetas do Globo de Ouro, a atriz Jean Smart usou suas redes sociais para defender o cancelamento das premiações.

“Com todo o devido respeito durante a temporada de comemorações de Hollywood, espero que qualquer uma das redes que transmitirão os próximos prêmios considere seriamente NÃO transmiti-los e doar a receita que teriam arrecadado para as vítimas dos incêndios e os bombeiros”, escreveu Smart.

A situação é complexa. Todos os acordos de transmissão das premiações já foram finalizados, bem como a venda de anúncios publicitários. O cancelamento das premiações também implicaria na perda de emprego de muitos profissionais da indústria que também tiveram suas vidas prejudicadas pelo fogo, destaca texto do New York Times.

Até o momento, não há nenhuma conversa no sentido de se adiar a cerimônia do Oscar 2025, prevista para 2 de março. A expectativa é que a situação já esteja controlada até então.

Em toda história, o Oscar nunca foi cancelado, mas já tivemos exemplos de adiamentos. O primeiro ocorreu em 1938, em razão de imensa inundação que atingiu Los Angeles. Em 1968, a cerimônia foi adiada por dois dias após o assassinato de Martin Luther King Jr. Situação parecida ocorreu em 1981, com o adiamento de um dia após o atentado contra o então presidente Ronald Reagan. A alteração mais significativa veio em 2021, com a pandemia, com a cerimônia acontecendo em abril e não na data prevista em fevereiro.

Veja também

"Ainda Estou Aqui": confira onde assistir ao filme com Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro
CINEMA

"Ainda Estou Aqui": confira onde assistir ao filme com Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro

Livro ''Débeis brumas'', de Rafael Dias, tem lançamento nacional no Recife, nesta sexta (10)
LITERATURA

Livro ''Débeis brumas'', de Rafael Dias, tem lançamento nacional no Recife, nesta sexta (10)

Newsletter