Após ataque de haters, IMDb muda forma de avaliação de 'Marighella'
Em 2019, o filme de Wagner Moura foi alvo de uma campanha de boicote no site
"Marighella", estreia do ator Wagner Moura na direção, obrigou o IMDb, Internet Movie Database, a mudar o sistema de avaliações do longa após este sofrer uma série de ataques. O site compila informações de filmes e séries e permite a seus usuários darem notas de um a dez às produções registradas na plataforma.
Nesta segunda-feira (25), a página de "Marighella" no IMDb apresentava uma nota abaixo de quatro para a obra, baseada em cerca de 46 mil avaliações. O número vinha se mantendo relativamente estável desde que o longa foi exibido no Festival de Berlim de 2019. Na ocasião, uma campanha organizada por internautas de direita que não tiveram acesso ao filme promoveu um boicote a ele, o que fez com que o IMDb apagasse várias resenhas.
Entre a terça (26) e a quarta (25) desta semana, no entanto, a nota de "Marighella" mudou significativamente e foi para 6,5. Abaixo do número, uma mensagem: "Nosso mecanismo de avaliação detectou atividade de avaliação incomum para este título. Para preservar a confiabilidade do nosso sistema de avaliação, um cálculo alternativo de notas foi aplicado".
Leia também
• 'Juntos e Enrolados': Filme de comédia ganha trailer oficial
• Antes mesmo de estrear, 'Marighella' sofre novo ataque no IMDb
Os detalhes de cada avaliação, bem como as datas em que elas foram registradas, não ficam disponíveis para o público -portanto, não é possível afirmar se uma nova campanha de boicote a "Marighella" esteve em curso nos últimos dias ou se a revisão do mecanismo pelo IMDB ainda é rescaldo da primeira onda de ataques ao longa.
Procurado, o site americano não confirma se houve ou não uma nova enxurrada de notas negativas na página recentemente, mas diz que, pelo histórico de atividade suspeita, decidiu mudar o peso que cada nota registrada tem para a média final de "Marighella".
"A forma mais simples de explicar é que, apesar de aceitarmos e considerarmos todas as notas enviadas por usuários, nem todas elas têm o mesmo impacto -ou peso- na média final. Quando uma atividade incomum é detectada, nós alteramos os pesos desse cálculo", afirma o IMDb por meio de sua assessoria de imprensa.
"Para garantir que nosso mecanismo de avaliação continua eficiente, nós não divulgamos o método exato que usamos para gerar essas notas", afirma ainda sobre a impossibilidade de abrir os detalhes das notas, como as datas em que foram registradas, ao público.
"Marighella" conta a história de Carlos Marighella, guerrilheiro comunista e escritor que lutou contra a ditadura militar. O filme estreia nos cinemas brasileiros em 4 de novembro, após adiamentos causados pela pandemia e um imbróglio com a Ancine -que seu diretor, Wagner Moura, diz ter sido motivado por censura.
Esse tipo de ataque não é exclusividade de "Marighella". Numa internet cada vez mais polarizada, internautas vêm, com frequência, promovendo boicotes a diferentes títulos em sites como o IMDB -seja por terem sido dirigidos por mulheres, por terem personagens LGTBQIA+ ou por qualquer outro motivo que provoque discussões acaloradas.