Após intimação, Felipe Neto recebe apoio de famosos na internet
Políticos, atores e outras celebridades manifestaram apoio ao youtuber
Depois de ter sido intimado pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Rio de Janeiro, por ter chamado o presidente Jair Bolsonaro de “genocida”, o youtuber Felipe Neto recebeu o apoio de famosos nas redes sociais nesta terça-feira (16).
Diversas personalidades saíram em defesa do youtuber por conta das críticas à gestão do presidente do País frente à pandemia do novo coronavírus.
Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert, Nando Reis, Marina Lima, Kiko Mascarenhas, Paula Lavigne, Patrícia Pillar, Daniela Mercury, Claudia Abreu e Alexandre Nero foram alguns dos que manifestaram apoio através de uma imagem com a frase: "Não irão nos calar. Tamo junto, Felipe Neto".
Felipe Neto foi intimado a depor acusado de crime contra a segurança nacional por ter chamado Bolsonaro de Genocida. Toda a minha solidariedade a @felipeneto. Estamos juntos. Não irão nos calar. #342artes #felipenetotamojunto @342Artes pic.twitter.com/rmatCISrpy — Pitangão - (@CamilaPitanga) March 16, 2021
Além destes, alguns políticos, como o ex-presidente Lula, a ex-ministra Marina Silva, o vereador Chico Alencar (PSOL-RJ) e o deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) defenderam a liberdade de expressão e criticaram a postura do presidente da República frente à pandemia.
Manifesto minha solidariedade a @felipeneto. Que a tentativa de intimidação e censura desse desgoverno não o impeça de continuar se manifestando livremente, como é próprio da democracia, independente de sua posição. O silenciamento é uma das armas do fascismo. — Lula (@LulaOficial) March 16, 2021
Felipe Neto é investigado sob suspeita do crime de calúnia, com base na Lei de Segurança Nacional, editada durante a ditadura militar. Em nota, a assessoria do youtuber saiu em defesa frente as acusações.
“Por meio de sua assessoria de imprensa, Felipe Neto afirma que sua equipe jurídica está ciente do ocorrido e já está adotando todas as medidas cabíveis para cessar mais uma tentativa de silenciamento, fruto de uma clara perseguição da extrema-direita, obviamente desesperada pela ascendente perda de popularidade.”
Pronunciamento a respeito da acusação de crime contra a segurança nacional.
15/03/2021
Obrigado a todos que assistirem e puderem ajudar com um RT. pic.twitter.com/b3QL7piaNQ — Felipe Neto (@felipeneto) March 16, 2021