Após sumiço, MC Sabrina aparece em novo vídeo: "Tem algo muito pior rolando", diz ex-marido
Cantora aparece cantando músicas de seu repertório ao lado de quatro homens, entre eles seu padrasto, acusado de mantê-la em cárcere privado
Um novo vídeo compartilhado nas redes sociais mostra MC Sabrina no apartamento onde vive, no Centro do Rio de Janeiro, ao lado de quatro homens — entre eles, o padrasto da artista, o pastor Aguinaldo dos Santos —, entoando canções de seu repertório ao violão. Nesta semana, colegas e fãs da funkeira carioca sugeriram que ela estaria sendo vítima de cárcere privado, com utilização forçada de substâncias químicas.
O registro recente foi publicado pelo DJ Junior da Provi, ex-marido e ex-empresário de MC Sabrina. O produtor afirma que a cantora não está sendo bem tratada pela família — e diz que, desde que trouxe o caso à tona, passou a receber ameaças do padrasto da artista. "Tem algo muito pior rolando que ela mesma não tem forças para sair deles. Eu vi muita coisa pesada rolar nessa família, e que me dá vontade de vomitar", escreveu Junior da Provi na caixa de comentários de um post em seu perfil no Instagram.
"Eu não queria postar esse vídeo, porque, pra mim, é muito triste. Mas ninguém vai me caluniar, não. Eu tenho família e botei a cara para ajudar a MC Sabrina, e não aceito de maneira alguma que esses vermes venham manchar a minha imagem. Então, tire a conclusão, vocês mesmos, se a MC Sabrina está sendo bem tratada. Na minha época, ela andava igual a uma rainha porque esse era o meu tratamento para com ela", afirmou Junior da Provi.
Leia também
• Bruno Tumolli: saiba quem é o novo namorado da apresentadora Ana Clara
• Em tratamento contra câncer, Preta Gil revela que teve septicemia: "Um susto muito grande"
• Acompanhada por novo affair, Juliette guia jet ski em alta velocidade, faz manobras e viraliza
O outro lado
Após a repercussão da notícia acerca de seu sumiço — e de uma campanha organizada pela funkeira Pocah, que afirma estar preocupada com a amiga —, MC Sabrina se manifestou (e reapareceu) em vídeos publicados nos stories de seu perfil no Instagram na noite de domingo (16). As publicações foram feitas pouco após a equipe da artista soltar uma nota em que rebate as acusações de que Sabrina estaria sendo vítima de cárcere privado. O sumiço, no entanto, ainda não foi comentado. Mc Sabrina alega apenas que "motivo pessoal é motivo pessoal" e que voltará com as músicas.
"Por muitos motivos que não vêm ao caso, porque motivo pessoal é motivo pessoal, e motivo artístico onde expressamos nossa arte, é sempre dito. Estarei voltando aí com tudo, com as músicas, com tudo que eu gosto de fazer. Até porque arte é arte e sempre chama. Um beijo no coração de todos vocês que estão sempre esperando aqui, sempre olhando tudo, e meu desculpa também, por que não?", disse Sabrina nos stories.
A equipe de MC Sabrina considera "caluniosa" a acusação de que ela vem sendo mantida em cárcere privada. "Viemos, por meio desta, esclarecer que as acusações caluniosas de 'cárcere privado, e dopar' a Mc Sabrina (Sabrina Luísa de Souza) não procedem. Poucos sabem, mas Sabrina foi diagnosticada com transtorno de bipolaridade ao qual a mesma está em tratamento no SUS. A mesma também realiza atividades físicas diárias próximo a sua residência", diz a postagem.
Nesta segunda-feira (17), o perfil da artista no Instagram compartilhou um laudo médico no nome de MC Sabrina datado de 18 de novembro de 2022. O documento afirma que a cantora iniciou atendimento médico no Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro, unidade estadual na Gamboa, na Zona Portuária da cidade, em dezembro de 2017 — e que passou por internações no local desde então.
"Sem previsão de alta e sem condições para o exercício de atividades laborativas, segundo informações colhidas no prontuário. A paciente necessita de passagens com direito a acompanhante para dar continuidade ao tratamento com atendimento médico regular", diz o laudo.
Drama familiar
Há cerca de oito anos, quando participou do reality show "Lucky ladies", produzido pela extinta Fox Brasil, MC Sabrina compartilhou parte do drama familiar que vivia. Ao lado de colegas como Tati Quebra Barraco, Mulher Filé e MC Carol, a cantora revelou que já tinha sido internada numa clínica psiquiátrica. E relembrou momentos difíceis, como a morte de seus dois filhos: ela perdeu Kauã, aos 6 meses, vítima de insuficiência respiratória; e Vitória, durante a gestação (aos oito meses de gravidez), após sofrer um acidente de carro.
Também no programa "Lucky ladies", ela relatou que seu padrasto — o pastor Aguinaldo dos Santos — a espiava por um buraco na parede de seu quarto durante a juventude. A história foi confirmada pelo ex-marido de Sabrina, o DJ Junior da Provi, que a conheceu nesta época.
— Ela era muito amiga da minha irmã e foi morar na nossa casa quando isso aconteceu. Minha mãe é daquelas evangélicas fervorosas e a acolheu. Ela contou para a gente que tinha descoberto um buraco na parede e que o padrasto ficava olhando ela por lá — relembra o ex, em entrevista publicada pelo jornal "Extra".
Junior diz que a mãe de Sabrina sabia do abuso do marido contra a filha, mas fazia "vista grossa":
— Ela fechava com ele, fingia que nada estava acontecendo. Várias vezes falei para a Sabrina dar parte dele na polícia, mas ela não queria magoar a mãe dela — recorda.
Amigas falam de Sabrina
Quando isso aconteceu, Sabrina nem sonhava ser MC. Cantava na igreja e todos imaginavam que ela pudesse construir uma carreira no universo da música gospel. Que nada. Quando saiu da casa do padrasto, a carioca conheceu os bailes funk e começou então a cantar nesses eventos.
— Mesmo quando ela fazia o reality show "Lucky ladies" e já tinha uma carreira, ela ficava dividida entre estar no funk e ir à igreja com a mãe. Lembro que isso ainda acontecia. Sabrina é uma das maiores vozes e potência do funk carioca — conta Tati Quebra Barraco.
Amiga de longa data da cantora, a também funkeira Mary Silvestre tinha sua carreira gerenciada pelo mesmo escritório da colega à época. E para onde Sabrina ia, Mary ia atrás:
— Eu era muito crua, ia para onde ela estava porque queria aprender. Sabrina tem uma voz incrível. Aprendi muito com ela — conta.
Mary Silvestre ressalta que não sabia que MC Sabrina estava sumida e supostamente em cárcere privado:
— Bem que eu achei estranho que, desde setembro do ano passado, ela não me responde. Mandei uma mensagem como sempre fiz, e nada de resposta. Agora tudo faz sentido — observa.
Transtorno bipolar
Junior, o ex-marido e ex-empresário, presenciou várias vezes os rompantes de humor de MC Sabrina. A cantora foi diagnosticada, há cerca de uma década, com transtorno bipolar. Certa vez, num surto, quebrou quase tudo na casa em que ela e Junior moravam.
— Tinha dias em que ela acordava ótima, feliz. Noutros, parecia que estava morrendo de tristeza. Achei que pudesse ser algo psicológico, até pela perda dos filhos. Quantas vezes acordava de madrugada e ela não estava ao meu lado. Quando ia ver, ela estava deitada no chão, encolhida, chorando, com a foto do Kauã (o filho que ela perdeu) — revela Junior.
Quem é MC Sabrina
MC Sabrina foi uma das funkeiras mais populares nos anos 2000, e é considerada uma das pioneiras no funk melody, estilo que revelou nomes como Perlla e, posteriormente, Anitta.
Ela é também tida como um dos primeiros nomes do gênero a fazer sucesso no Rio de Janeiro. Como parte do line up de bailes da Furacão 2000, ela lançou letras bem-sucedidas como "Bonde passando", "Tá de vacilão" e "Dessa vez".
Afastada do universo musical, Sabrina não publicava qualquer conteúdo no Instagram desde agosto de 2022. Seu último lançamento artístico foi realizado em dezembro de 2020.