Novidade

Aquarius: conheça a plataforma de streaming brasileira focada no bem-estar

Criado por Bruno Wainer, serviço foi lançado em junho, com 200 títulos no catálogo

O documentário "Eu" será o primeiro lançamento exclusivo da AquariusO documentário "Eu" será o primeiro lançamento exclusivo da Aquarius - Foto: Divulgação

É cada vez mais diversificada a lista de plataformas de streaming disponíveis no Brasil. Lançada neste mês de junho, a Aquarius chega como mais uma opção nesse mercado já tão competitivo, mas com um diferencial: seu foco está em produções de audiovisual sobre o bem-estar e a saúde do corpo, da mente, das sociedades e do meio ambiente.

Quem idealizou a plataforma foi Bruno Wainer, sócio e CEO da Downtown Filmes, distribuidora por trás de sucessos nacionais de bilheteria, como a franquia “Minha Mãe é Uma Peça”. A criação do serviço veio após uma “crise de angústia devastadora” vivenciada pelo empresário em 2020, na qual ele recorreu a um psiquiatra, aliando meditação, terapia, psicanálise, livros e documentários.

“Uma das ferramentas da terapia era ver filmes sobre autoconhecimento e aquele processo não apenas me tirou do fundo do poço, mas me fez olhar a vida de outra forma. Notei que os filmes me chegavam sempre de modo obscuro, sem qualidade, sem legendas. Ai, tive o insight. Resolvi criar Aquarius para compartilhar com o máximo possível de pessoas os benefícios que obtive”, afirma.


Bem-estar em todos os níveis
Gabriel Wainer, filho de Bruno, está à frente da operação. Já o trabalho de curadoria é assinado pelo jornalista, pesquisador e dramaturgo Luiz Felipe Reis. O conteúdo é dividido em seis categorias: Espiritualidade, Saúde & Bem-Estar, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Artes e Saber & Sociedade.

“Já compramos 200 títulos e mais de 500 já foram vistos e aprovados. Qualidade cinematográfica, mensagens positivas e conteúdo relevante dentro das temáticas que a plataforma aborda são os critérios de seleção”, afirma o idealizador.
 


O catálogo traz filmes sobre meditação e espiritualidade com personalidades como Sharon Salzberg, Dokushô Villalba e Krishna Das. As questões ambientais estão presentes em títulos como "O sal da terra" (2014) e "Greta Thunberg - Rebel with a cause" (2020). Clássicos da psicologia e da mitologia, como "Joseph Campbell and the power of myth" (1988), compõem a seleção, junto com documentários de arte como "John Lennon – The dreamer".

Intiuição e curadoria
Segundo o seu fundador, a empresa está fundada em dois pilares fundamentais: uma navegação intuitiva, fácil e agradável e uma curadoria rigorosa. “Trata-se de um empreendimento quase artesanal. Diferentemente da maioria das plataformas, a Aquarius tem um projeto de curadoria minucioso e de alta qualidade, voltada para um público que esteja aberto para aprender e evoluir. É um espaço em que as pessoas podem encontrar saídas para as suas angústias, buscando a evolução e uma vida mais solidária, plena e feliz”, aponta.

Logo em seu mês de estreia, a iniciativa já apresenta ao público um lançamento exclusivo. O documentário autobiográfico “Eu”, primeiro longa-metragem dirigido pela atriz Ludmila Dayer, chega ao catálogo no dia 29 de junho. A obra, que tem a cantora Anitta como produtora associada, retrata o processo de autoconhecimento e recuperação de Ludmilla, que foi diagnosticada recentemente com a síndrome do pânico e o vírus Epstein-Barr.

“Outros filmes nacionais e internacionais inéditos já estão sendo negociados e também teremos a produção de conteúdo original. Além disso, já há filmes no catálogo que só estão disponíveis na plataforma”, adianta.

A plataforma pode ser acessada por meio de dispositivos como celular, SmarTv e Web. Pagando uma mensalidade que custa a partir de R$ 27,90, o assinante pode criar playlists com seus filmes favoritos ou aqueles que pretende assistir depois. Por enquanto, o serviço está disponível apenas no Brasil, mas seus responsáveis não descartam a possibilidade de expandir para outros mercados no futuro. 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter