HISTÓRIA

Professor e arquiteto Fernando Guerra lança o livro 'Açúcar: Riqueza e Arte em Pernambuco'

Manhã de autógrafos marcou o lançamento da obra, neste sábado (10), que reúne a pesquisa sobre legado arquitetônico do ciclo da cana-de-açúcar

Fernando Guerra de Souza no lançamento do seu livro Açúcar: Riqueza e arte de PernambucoFernando Guerra de Souza no lançamento do seu livro Açúcar: Riqueza e arte de Pernambuco - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

O arquiteto e doutor em arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Fernando Guerra de Souza lança, neste sábado (10), no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico, no bairro da Boa Vista, o livro "Açúcar: Riqueza e Arte em Pernambuco".  A obra fala da sua pesquisa que relaciona arquitetura e história do Estado.

Durante o evento, o autor, que escreveu o livro com o intuito de lutar contra o descaso com a preservação do patrimônio cultural edificado, falou sobre a obra. “Eu lamento profundamente a diferença de cuidado entre o Nordeste, particularmente Pernambuco, e outros lugares do Brasil. A falta de atenção à preservação do patrimônio nos deixou com ele substancialmente ameaçado de entrar em ruínas. Estamos falando de ser degradado, deteriorado, esquecido e abandonado”.
 

Também aconteceu uma breve palestra, que ainda abordou o ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste. O lançamento reuniu diversos alunos e pesquisadores do assunto. “Sempre venho para as reuniões e palestras daqui e em uma delas conheci Fernando. Eu criei grande admiração por ele e fiquei animado em ver que ele escreveu sobre um assunto que é tão importante para a cronologia do Brasil”, comenta Luiz Carlos, mestrando em literatura. 

A manhã de autógrafos contou com a presença de personalidades do meio acadêmico e científico. “Após a sua tese sobre a igreja do Carmo, Guerra vem desenvolvendo várias pesquisas da história de pernambuco e agora traz a história da produção de açúcar, que é essa agroindústria e produto do meio da capitania. A partir de um ponto de vista que relaciona a história com alguns estudos de caso a respeito da arquitetura, ele relaciona a produção artística, tão importante para a economia do Estado”, comenta George Cabral, historiador, professor e também ocupante da décima primeira cadeira da Academia Pernambucana de letras.

“Fernando é um colega querido da arqueologia que tem uma série de trabalhos ligados à história, ele é um grande estudioso e está muito envolvido com a formação de novos pesquisadores. Eu, por exemplo, já visitei alguns dos engenhos mencionados no livro, e espero que o texto incentive e reivindique o cuidado com os sítios arqueológicos”, complementa George Cabral.

Serviço:
Lançamento do livro “Açúcar: Riqueza e Arte em Pernambuco”
Quando: sábado(10), às 10h
Onde: Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (rua do Hospício, 130, Boa Vista)
Entrada gratuita
Preço: R$ 35 (impresso) e R$ 14 (e-book)

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter