Logo Folha de Pernambuco

Artes Visuais

Arte Plural Galeria lança exposição e loja virtuais

A mostra on-line “Ressignificados” reúne obras de artistas como Gabriel Petribu, Conchita Brennand e Roberto Ploeg

Site permite passeio virtual na Arte Plural GaleriaSite permite passeio virtual na Arte Plural Galeria - Foto: Tais Botelho/Divulgação

Com o impacto da Covid-19, galerias do mundo inteiro precisaram reconfigurar as formas de interagir com o público para continuarem em atividade. Não foi diferente com a Arte Plural Galeria (APG), que completa 15 anos de existência em um momento desafiador para o mercado de arte. Localizada na tradicional Rua da Moeda, no Bairro do Recife, o espaço cultural apresenta nesta terça-feira (25) duas novidades: sua primeira exposição virtual e o início das vendas por e-commerce. 

Toda a movimentação on-line da APG ocorre dentro do novo site da galeria (www.artepluralgaleria.com.br), que já estava em processo de modernização antes mesmo da pandemia. O lançamento estava previsto para o mês de maio, em meio à programação de aniversário do espaço, mas foi adiado. Entre outras coisas, a plataforma abre espaço para a compra de trabalhos de forma remota, fornecendo todos os detalhes técnicos das peças disponíveis. 

“Com a pandemia, a galeria foi fechada em atendimento às determinações sanitárias e alguns projetos precisaram ser adaptados. O do site seguiu o cronograma, com um pequeno ajuste de semanas, em virtude de demandas específicas dos fornecedores”, afirma Fernando Neves, proprietário da galeria. 

A exposição “Ressignificados” exibe no ambiente digital obras que fazem parte do acervo da Arte Plural. As peças assinadas pelos artistas Gabriel Petribu, Gustavo Bettini, Manoel Veiga, Antônio Mendes, Conchita Brennand, Gegê Pedrosa e Roberto Ploeg. “Nessa primeira mostra, destacamos alguns artistas, mas todo o nosso acervo está disponível no site”, aponta.

Através do site da galeria, também é possível conferir a mostra “Fotografia de João Urban em Pernambuco: a paisagem e o sagrado”, aberta ao público presencialmente antes da pandemia. A plataforma permite uma visita virtual ao espaço em 360º. Com curadoria de Fred Jordão, a exposição traz 26 imagens produzidas quando o fotógrafo curitibano residia em Pernambuco. As imagens revelam paisagens pernambucanas, o cotidianos de diferentes localidades e os rituais dos terreiros de candomblé. 

“Esse é um momento de transição para todos e também para o setor das artes plásticas. Nossa atenção está voltada à democratizar cada vez mais o acesso do público, tentando transmitir tudo o que é possível por meio de plataformas digitais que aproximam  o artista do público”, diz.

Após a flexibilização nas regras de isolamento social, a Arte Plural voltou a atender presencialmente, mas apenas por agendamento e com uma quantidade limitada de clientes. As vendas on-line nascem como mais uma forma de tentar superar a crise no mercado de arte. “Sabemos que a pandemia está gerando consequências na economia global, ainda sem um quadro totalmente definido. Mas o que importa para nós, é que estamos confiantes que este é um momento temporário e que a arte segue mais forte e resistente”, defende.

Vendas on-line

Além da Arte Plural, outras galerias brasileiras já aderiram ao e-commerce. A Amparo 60, localizada no bairro de Boa Viagem, lançou em junho uma loja virtual. O espaço, que pode ser acessado dentro do site da galeria (www.amparo60.com.br) comercializa fotografias, pinturas, gravuras e outras obras de artistas do casting da casa, como Clara Moreira, Derlon, Marcelo Silveira, Lourival Cuquinha e Alice Vinagre. 

Os produtores Cláudia Aires e Guga Marques, sócios na Nuvem Produções (www.nuvemstore.art.br), criaram a Nuvem Store ainda em 2011. Em meio à pandemia, a loja digital segue vendendo quadros de diferentes artistas de Pernambuco e de outros estados. Jota Zer0ff, Bia Melo e Emika Takaki são alguns dos parceiros.

Veja também

Newsletter