Morre a poeta Terêza Tenório, musa da Geração 65
Escritora pernambucana faleceu neste domingo, aos 70 anos, vítima de uma parada cardíaca
Morreu neste domingo (7), aos 70 anos, a poeta recifense Terêza Tenório, vítima de uma parada cardíaca. A escritora integrou a chamada Geração 65, grupo literário pernambucano da década de 1960, que tinha entre seus representantes nomes como Alberto da Cunha Melo, Marcus Accioly, Raimundo Carrero e Lucila Nogueira.
Ao longo de sua trajetória poética, Terêza recebeu diversos prêmios concedidos por instituições como Associação Paulista de Críticos de Arte, União Brasileira de Escritores e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Com títulos publicados por diferentes editoras, ela teve parte de sua obra reunida na antologia “Poesia reunida: Terêza Tenório”, lançada pela Cepe em 2018.
Leia também
• Cantora gospel Fabiana Anastácio morre por complicações da Covid-19
• Morre Maria Alice Vergueiro, a dama do underground
• Iacov Hillel, iluminador e diretor de óperas, morre aos 71 anos
Considerada a musa da Geração 65, Tereza cursou direito e belas artes. Chegou a exercer a profissão de advogada, integrando movimentos contra a violência. Além da literatura, ela também expressou sua energia criativa em outras áreas, como a pintura e a escultura. Entre os livros de poesia que publicou estão “Poemaceso”, “Mandala” e “Fábula do abismo”.