Cultura

Artes plásticas de Pernambuco em destaque neste final de semana

Em cartaz, "Nós", de Ianah e Maré; o "Inventário" de Raoni; e exposição sobre Cândido Portinari

Obra coletiva "Nós" é sobre locais com histórico de luta e resistência em PernambucoObra coletiva "Nós" é sobre locais com histórico de luta e resistência em Pernambuco - Foto: Laura Proto / Divulgação

Artes plásticas de Pernambuco estão em destaque neste final de semana. Em cartaz, "Nós", de Ianah e Maré; o "Inventário" de Raoni; e exposição sobre Cândido Portinari. Confira e se programe:

"Nós" de Ianah e Maré 
Idealizado pelas artistas Ianah Maia e Maré de Matos, “Nós” é um projeto sobre locais com histórico de luta e resistência em Pernambuco. A partir da escolha de seis localizações foram realizadas metodologias coletivas com os artistas de cada área.

"As vivências artísticas propostas por mim e por Maré são ferramentas que escolhemos para viabilizar a criação de uma obra de arte feita com diversas mãos. Essa obra coletiva é apresentada através de um ciclo de animação que se repete e se complementa infinitamente, da mesma forma que essas comunidades vêm se retroalimentando e se complementando geração após geração para a sua permanência em cada um desses territórios", destaca a artista visual e grafiteira Ianah Maia.

As obras serão expostas em um mural feito com geotinta, uma tinta que vem da terra, especialidade de Ianah. Apesar de parecer uma novidade, é, na verdade, uma técnica milenar usada pelos nossos ancestrais para representar suas experiências nas paredes da caverna, por exemplo.
 

“Nós”, projeto idealizado pelas artistas Ianah Maia e Maré de Matos



O "Inventário" de Raoni
A mostra é um apanhado de mais de 40 obras dos últimos 10 anos da trajetória de Raoni Assis, artista plural que deixa sua marca em diversas mídias, como filmes, painéis e esculturas. O pintor possui um traço único, facilmente identificável, com o uso de tons vivos, e traz uma exposição com diversas fases do seu trabalho em desenhos no papel com aquarela, acrílica, nanquim, lápis de cor e, em sua maior parte, técnicas mistas.

“O olindense nasce respirando invenção e carrega consigo para onde for essa eternidade histórica da cultura da cidade. Reunir um inventário é um bom pretexto de comunicação, diálogo e transformação daquilo que a gente está sendo e fazendo. Para mim, tudo o que está dito, desenhado e refletido é para antes, durante e depois de tudo”, explica o artista.

As imagens da exposição dialogam com seu tempo histórico e estão presentes nela, sujeitos que inspiram Raoni, como mulheres transgressoras, pessoas não-binárias, mães, personagens da cultura popular, antropomorfismos e também pequenos animais. 

O local da exposição, o Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, também carrega um significado afetivo para ele e para a curadora, Beatriz Arcoverde. Ambos guardam memórias e identidade cultural com o lugar, por onde passeavam desde os tempos de escola até os dias de hoje.
 

Quadro da exposição "Inventário", de Raoni Assis



“Uma pintora modernista no agreste”
Cândido Portinari, artista plástico brasileiro responsável por mais de cinco mil obras, entre elas a famosa “Retirantes (1944)”, foi mestre de Lula Cardoso Ayres, pintor vanguardista pernambucano. Ele por sua vez foi mentor de Luisa Maciel, pintora, poeta e escultora que busca narrar a região do Nordeste através de sua arte.

Em homenagem as artistas mulheres na arte moderna brasileira, e aos dez anos de falecimento da artista, Carlos Mélo, que também foi contemporâneo a Luisa, assina curadoria e traz oito obras à exposição. “Ela é uma artista fundamental, que atualiza uma discussão urgente sobre a invisibilidade e silenciamento feminino nas artes visuais de sua época. Expor um recorte da sua produção de mais de duas mil obras, boa parte pertencente ao acervo da família, onde era seu ateliê, no Agreste de Pernambuco, é de fundamental importância para a nova geração”, aponta Carlos.

SERVIÇO:

"Nós"
Quando: 06 de outubro, às 18h
Local: Casa Balea (rua Treze de Maio, 99, Cidade Alta - Olinda)
Acesso gratuito
Instagram: @casabalea

"Inventário"
Quando: 07 de outubro, às 19h
Local: Galeria 2 do Mercado Eufrásio Barbosa (Largo do Varadouro, Olinda)
Acesso gratuito
Instagram: @mercadoeufrasiobarbosa

"Luisa Maciel, uma pintora modernista no agreste"
Quando: 07 de outubro, às 18h
Local: Galeria 1 do Mercado Eufrásio Barbosa (Largo do Varadouro, Olinda)
Acesso gratuito
Instagram: @mercadoeufrasiobarbosa

Veja também

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman
Crítica

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''
ASSALTO

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''

Newsletter