Artistas, ativistas e espaços culturais se mobilizam para ajudar vítimas das chuvas
O setor cultural, primeiro a parar na pandemia e o último a voltar, está dando exemplo de solidariedade para ajudar desabrigados
O setor cultural, primeiro a parar na pandemia e o último a voltar, está dando exemplo de solidariedade às vítimas e desabrigados das últimas chuvas que assolam a Região Metropolitana do Recife. Produtores, artistas e espaços culturais lançaram campanhas e eventos de arrecadação, e ação voluntária para amenizar as necessidades básicas das vítimas e seus familiares.
Sarau solidário
Ao todo, 17 artistas subirão ao palco do Terra Café Bar (Rua Bispo Cardoso Ayres, 467, Boa Vista), nesta quinta-feira (8), no evento “Sarau terra Solidária + Rede Delas” somando forças para arrecadar donativos para mulheres e crianças atingidas pelas chuvas em Pernambuco. A ação é promovida pelo Terra Café Bar em parceria com a Rede Delas, Gana, Habitat Cozinha e a galeria Mau Mau. “É o momento da gente se fortalecer e se dar as mãos em prol dessa grande ciranda solidária. Nesse formato, a gente sinalizou com alguns artistas, que foram super receptivos e imediatamente aceitaram essa convocatória”, conta Gabriela Dias, uma das organizadoras e sócia da casa de shows.
Leia também
• Arraiá Olindar: prévia junina reúne Conde, Academia da Berlinda e outros shows na Casa da Rabeca
• Forró do Seu Zezu celebra 39 anos com shows de Geraldinho Lins e outras atrações
• Camará Shopping, em Camaragibe, recebe shows de artistas locais
“O evento é gratuito. O que a gente pede é que a pessoa, para ter acesso ao espaço, traga sua doação. A gente montou um esquema com a plataforma Sympla em que a pessoa retira seu ingresso e valida na portaria da casa, mostrando o celular ou impresso, e apresentando a doação”, orienta Gabriela.
“O Coletivo Rede Delas se juntou à emergência com ações solidárias para mulheres, que são as mais afetadas, direta e indiretamente, pelo impacto das fortes chuvas. Contar com diversos artistas no Sarau, especialmente cantoras negras, é demonstrar que a cultura é parte da esperança na reconstrução da vida delas. As mulheres estão na linha de frente das redes de apoio, mobilizando, alimentando, organizando a logística. Todas as doações irão para famílias chefiadas por mulheres em oito territórios da Região Metropolitana do Recife”, conta Sylvia Siqueira, articuladora da Rede Delas.
Serão recolhidos alimentos não perecíveis, água, leite, fraldas, brinquedos, produtos de higiene pessoal e agasalhos. Para doar qualquer valor, basta fazer um PIX para [email protected]. No palco, Isadora Melo, Marcello Rangel, Lissin, PC Silva, Zendo, Juliano Muta, Maciel Salu, Larissa Lisboa, Uana Martins, Anaíra Mahin, Ylana Queiroga, Mazuli, Juliano Holanda, Dj Incidental, Una e Blera colocarão suas vozes e arte para promover e fortalecer a ação solidária.
Coletivo Rede Delas
Nasceu a partir do acompanhamento de mulheres em situação de violência, feito uma articulação espontânea de algumas ativistas da sociedade civil. "Muitas mulheres não sabem o que fazer e só têm o telefone do 180, mas a gente sabe que é muito difícil sair de casa, pegar o telefone ou ir à delegacia. Muitas vezes a gente não sabe nem por onde começar, atordoada com a situação. Quando veio a emergência a gente viu que temos que fazer algo para ajudar essas mulheres que, além de tudo, estão sem casa e a gente sabe que a ação do governo não vai chegar para todas", comenta Sylvia.
O coletivo conseguiu se mobilizar, na manhã da segunda-feira da semana passada, após as chuvas que deixaram milhares de desabrigados na RMR. "De lá até aqui, indo aos territórios em Recife, Camaragibe, Olinda, Jaboatão, Paulista e São Lourenço, a gente se deparou com um algo incrível: são as mulheres que estão na linha de frente da emergência. A gente focou em doações em dinheiro para comprar 180 colchões. E conseguimos arrecadar R$ 32 mil. Aa entrega disso será no sábado", comemora a ativista.
"Esses territórios têm uma auto organização muito grande das mulheres negras e periféricas que estão compartilhandio entre elas tudo que chega. Quando uma pode cozinhar, cozinha para várias famílias, elas vêem quem está precisando disso ou daquilo. Isso é importante porque não é a gente quem vai definir para onde vão essas doações", completa.
Serviço:
Sarau terra Solidária + Rede Delas
Onde? Terra Café Bar, na Rua Bispo Cardoso Ayres, 467
Quando? Quinta-feira (8), a partir das 18h
Entrada franca (retirar ingresso no site do Sympla).
Doações solicitadas na entrada do evento.
Comida para quem precisa
O Armazém do Campo, parceiro de artistas, bandas e da cultura popular, já distribuiu aos desabrigados mais de 21 mil refeições em nove dias. “Uma mobilização gigantesca - com arrecadação de doações, voluntários, envio de militantes de outras áreas, construção de cozinhas - fez com que fosse possível chegarmos a números tão importantes. Mais que uma marmita solidária, levamos cuidado, afeto e acolhimento”, informa em suas redes sociais. Para ser voluntário ou ajudar na produção de marmitas, basta acessar este link.
“Um prato quentinho, saudável e gostoso dava forças para recomeçar. Com a ajuda de milhares de doadores, também levamos kits de higiene, colchões, lonas, barracas e cestas de alimentos. Essa foi apenas a primeira semana. A luta continua. Por comida, por moradia, por dignidade. Nos ajude a continuar lutando junto ao nosso povo, no campo ou na cidade”, conclui a postagem.
Água mineral, comida, lonas, colchões, barracas para a população em situação de rua ou doações em dinheiro pelo Pix (09.423.270.0001.80) ou transferência para os dados bancários: Associação da Juventude Camponesa Nordestina - Terra Livre Banco do Brasil (agência: 0697-1, conta: 58892-X, se for outro banco, substituir o dígito X por 0). Das 8h às 17h, as doações podem ser entregues na sede do Armazém do Campo do Recife, na avenida Martins de Barros, 387, no bairro de Santo Antônio. No momento, não está recebendo doação de roupa. As doações via pix devem ter seus comprovantes enviados para (81) 99855-3121.
Casa Balea
Ponto de apoio para as vítimas das chuvas na Região Metropolitana do Recife, a Casa Balea está recebendo doações de quinta a domingo, das 16h às 22h, na rua Treze de Maio, 99, no Carmo - Olinda. Estão sendo arrecadados material de higiene e limpeza, água, alimento não perecível e roupas em estado de uso.
Informações: (81) 99814-70937.
Instagram: @casabalea.