Artistas lançam o Museu de Bolso, versão digital de Flipbook
Os artistas Charles Douglas e Marcela Camelo estão lançando agora em setembro, o “Museu de Bolso”, projeto que reúne seleção de imagens, objetos tridimensionais, videoartes, performances, maquinimas (vídeos produzidos no metaverso), através da técnica de Flipbook - uma espécie de livro que pode ser folheado rapidamente, causando a impressão de que as imagens estão em movimento. O Museu de Bolso pode ser acessado gratuitamente através do site do Museu de Bolso.
A técnica do Flipbook, também conhecida como folioscópio, consiste numa espécie de cinema portátil que cabe no bolso e de fácil distribuição. A técnica surgiu em 1868 e foi batizada de “kinetoscópio” mas o nome mais popular ficou atribuído ao termo inglês: “flip book” que significa “folhear”. Como produto editorial, o flipbook se encontra disponível em livrarias e atende diversos perfis de consumidores, que vão desde crianças, animadores experimentais, colecionistas e pesquisadores diversos.
O projeto de Charles e Marcela traz parte da reserva técnica do projeto Humanidades e do Museu Afrodigital e agora dispõe dessa exposição analógica de seu acervo, utilizando essa técnica tão interessante do Flipbook.