Logo Folha de Pernambuco

artes visuais

ARTPE chega à 3ª edição reunindo 30 galerias no Terminal Marítimo do Recife

Feira de artes visuais ARTEPE acontecerá de 26 a 30 de junho, no Terminal Marítimo, com representantes do Estado e de vários locais do Brasil

ARTPE acontece de 26 a 30 de junho, no Terminal MarítimoARTPE acontece de 26 a 30 de junho, no Terminal Marítimo - Foto: Danilo Galvão/Divulgação

De 26 a 30 de junho, a 3ª edição da ARTPE – Feira de Arte Contemporânea e Moderna de Pernambuco, aporta no Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife, com a participação de galerias de arte e grandes artistas plásticos contemporâneos com suas obras, em visitação aberta das 14h às 21h.

Participam desta edição 30 galerias de artes, projetos sociais e lojas de museus, sendo 19 galerias de arte pernambucanas e 11 de fora do Estado. Nesta edição, é esperado um público de 14 mil pessoas, 20% a mais do que no ano passado.

Marcarão presença nesta 3ª ARTPE galerias do Recife, Olinda, Petrolina, além de representantes do Pará, Ceará, Paraíba, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e de Portugal. 

Alguns museus terão lojas durante a feira.  São eles: Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Museu de Arte Moderna Aluízio Magalhães (MAMAM) e Instituto Ricardo Brennand (IRB). 

Também estarão presentes os projetos sociais com lojas a ONG Paramar e Movimento Pró-Criança.

O comitê artístico que selecionou as galerias e seus castings foi formado pelos curadores Beth Damata, Mônica Bouqvar e Filipe Campello. A produção é da Archi Cultural, que tem direção executiva de Diogo Viana.

Novidade
Nesta 3ª edição, a ARTPE traz uma ação externa: o projeto ARTPE na Várzea, parceria com a empresa Iron House, do Grupo Cornélio Brennand. O localizado no bairro da zona oeste recifense, receberá uma exposição de obras de arte na área externa de uma locação.
 
“A ARTPE consolida-se hoje como um dos principais eventos do calendário de artes visuais de Pernambuco e do Brasil. Nas duas edições passadas, a Feira recebeu importantes personalidades do mercado das arte”, afirma Diogo Viana, arquiteto e produtor da Feira. O evento reúne galeristas, curadores e personalidades do mundo do empreendedorismo e artístico nacional, em meio a exposições, palestras, mesas redondas e outras atividades.

Outros espaços
 A Feira contará com outros espaços especiais: a Arena Arte e Mercado oferecerá uma série de atividades para fomentar o setor da arte em Pernambuco, com palestras e rodas de conversas, lançamentos de livros, temas voltados ao mercado de arte e participações dos museus que compõem a Feira. A Arena oferece um espaço aberto na área de convivência do Salão Pernambuco e com acesso gratuito.
 
Já o Salão de Foto Arte terá uma seleção de obras com a curadoria de Gustavo Bettini, diretor do Ateliê de Impressão. E o Salão de Design contará com a presença das lojas Na Rosenbaum, Na Foz, Desenho Design e MV Cerâmica..

A Área Gastronômica da Feira contará com o restaurante Cá-Já, do chef Yuri Machado, com lounge para 30 pessoas. O bar Liamba, a sorveteria Degusta, a cafeteria Um Certo Café e o Wine Bar, com vinhos da WineConcept Brasil, completam o espaço.
 

Veja também

Newsletter