Logo Folha de Pernambuco

FESTIVAL

Atrasados para Festival de Parintins viralizam ao atravessar de um barco para outro em movimento

Turistas fazem de tudo para não perder a viagem para a ilha, onde Boi Caprichoso e Garantido se apresentam a partir desta sexta-feira

Festival de Parintins, no AmazonasFestival de Parintins, no Amazonas - Foto: Secretaria Especial de Cultura

Com a proximidade da 56ª edição do Festival de Parintins, os portos amazonenses estão lotados de turistas, prontos para partir em barcos até o município onde acontece a festa folclórica, que começa nesta sexta-feira. Até mesmo quem perde a hora, não desiste e faz de tudo para chegar a tempo do evento. Um grupo de turistas foi filmado enquanto atravessava de uma lancha para outra embarcação em movimento, após se atrasarem para o embarque.

O vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostra pessoas passando da lancha onde estavam, para outro barco em movimento, para não perderem a viagem para Parintins. A prática, apesar de curiosa, não é incomum. Segundo os internautas, não é algo difícil de se ver, nem a caminho do Festival, e nem no dia a dia. “No nosso já veio uns três desse”, comentou um usuário. “Gente, isso é muito comum no Amazonas, não só para Parintins, a gente paga pro cara levar a gente pro meio do rio quando atrasamos”, contou outro perfil.

Confira vídeo:

A maioria dos barcos a caminho da ilha partiram ao longo desta semana, para chegar a tempo dos ensaios e das apresentações. Para o Boi Garantido, a festa já começou na última terça-feira, com o ensaio técnico oficial no Bumbódromo. Na quarta foi a vez do Boi Caprichoso, atual campeão do duelo centenário. As apresentações oficiais começam nesta sexta-feira, dando início aos três dias de celebração das lendas e rituais das etnias indígenas e da cultura popular da Amazônia.

Viagem longa

Nos barcos regionais, a viagem partindo de Manaus à ilha de Parintins demora, em média, 18 horas na ida, e 24 na volta. A distância de 369 km que separa as cidades não é motivo de desânimo para quem vai assistir à apresentação dos Bumbás. A celebração já começa dentro das embarcações, que percorrem o longo caminho pelo Rio Amazonas até a sede da rivalidade entre Garantido e Caprichoso.

No interior das embarcações, as redes ocupam quase todo o espaço, onde os viajantes descansam durante as longas horas de trajeto. "Manazinha pensa numa muvuca louca é viajar de barco, só na manha dentro de uma rede ao banzeiro do Rio", escreveu uma internauta. "Essas são as maravilhas de um pais continente chamado de Brasil. Muito bom", disse outro.

Veja também

O que fazer no último fim de semana do ano no Recife? Tem pré-réveillon no Paço e batucada em Olinda
AGENDA CULTURAL

O que fazer no último fim de semana do ano no Recife? Tem pré-réveillon no Paço e batucada em Olinda

Ney Latorraca: amiga e parceira de cena, Maitê Proença comenta sobre reclusão do ator 
Luto

Ney Latorraca: amiga e parceira de cena, Maitê Proença comenta sobre reclusão do ator 

Newsletter