Atriz Marisa Paredes morre aos 78 anos
O anúncio foi feito pela Academia de Cinema da Espanha na madrugada desta terça-feira (17), na rede social X
Morreu aos 78 anos a atriz espanhola Marisa Paredes. O anúncio foi feito pela Academia de Cinema da Espanha na madrugada desta terça-feira (17), na rede social X.
"O cinema espanhol fica sem uma das suas atrizes mais icônicas. Marisa Paredes deixa para trás uma longa carreira em que o público conseguiu vê-la em mais de 75 ocasiões no grande ecrã", escreveu a Academia de Cinema nas redes sociais.
El cine español se queda sin una de sus actrices más icónicas, Marisa Paredes, que deja tras de sí una larga carrera en la que el público ha podido verla en más de 75 ocasiones en la gran pantalla.https://t.co/gS32fWU4fz pic.twitter.com/sAFty5B08C
— Academia de Cine (@Academiadecine) December 17, 2024
Estrela de 75 filmes, ela interpretou mulheres fortes, passionais e enigmáticas ao longo da carreira. Na obra de Almodóvar, estrelou "Maus hábitos" (1984), "De salto alto" (1991), "A flor do meu segredo" (1995), "Tudo sobre minha mãe" (1999) e "A pele que habito".
Leia também
• Morre aos cem anos fada Santoro, grande nome do cinema brasileiro
• Chamada de "Tia Vani" por amigas da filha, atriz vence concurso de sósias de Fernanda Torres no Rio
• Atriz mexicana tem identidade confundida e se revolta após ser dada como morta: "Estou viva e bem"
Carreira
Com uma trajetória prolífica construída desde sua estreia aos 14 anos, Paredes foi uma das grandes atrizes da Espanha, onde chegou a presidir a Academia de Cinema entre 2000 e 2003.
Sua carreira alcançou uma nova dimensão após sua primeira colaboração, em 1983, com o diretor Pedro Almodóvar, com quem estabeleceria uma grande parceria a partir de sua participação em "Maus Hábitos".
Premiada com o Goya pelo conjunto de sua carreira em 2018, Marisa Paredes também participou de produções internacionais como "A Vida é Bela", do italiano Roberto Benigni, ou "O espinhaço do diabo", do mexicano Guillermo del Toro.