Rio de Janeiro

Atropelamento de Kayky Brito: veja quais são os deveres e cuidados dos pedestres no trânsito

Ator sofreu acidente ao atravessar avenida na Barra da Tijuca, no sábado (2); perícia tenta entender se motorista estava acima da velocidade permitida

Imagens mostram reação de Bruno de Luca após acidente de Kayky BritoImagens mostram reação de Bruno de Luca após acidente de Kayky Brito - Foto: Reprodução/Twitter

O atropelamento de Kayky Brito, no sábado (2), levantou algumas questões ligadas ao trânsito. Uma delas, inclui a velocidade máxima permitida de 70km na via onde o ator sofreu o acidente, que, de acordo com o prefeito do Rio Eduardo Paes, deverá ser reduzida para motoristas na orla. Outra, diz respeito aos deveres dos pedestres. No Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há seis artigos reforçando os cuidados e obrigações deles no trânsito.

O de número 69, por exemplo, afirma que "para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até 50 metros dele".

Além disso, reforça que os pedestres "não deverão adentrar na pista sem antes se certificar de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de veículo", e "onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular (reto, formando 90º) ao de seu eixo".

Armando de Souza, vice-presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), explica que não existe uma fiscalização no sentido de punir os pedestres, mas que há uma série de recomendações feitas para que ele possa ter atenção nas vias.

"Há regras sobre como atravessar a rua, respeitar os semáforos. Não existe uma fiscalizaçao, mas há uma previsão legal, deveres a serem cumpridos. A partir disso, se há obrigações a serem respeitadas, o pedestre pode ser a causa da própria condição de vítima. Ele pode ter atravessado fora da faixa, por exemplo, assumindo a responsabilidade caso venha a ser atropelado. Mas claro, é importante ter uma análise para entender se apenas ele foi negligente ou se o motorista também foi. Nesses casos, a responsabilidade é solidária, e os dois terão parte no acidente."

O que aconteceu com Kayky Brito?
O ator foi atropelado por um carro de aplicativo no último sábado, quando atravessava a Avenida Lucio Costa, na altura do Posto 6, na Barra da Tijuca. Kayky sofreu várias fraturas pelo corpo e traumatismo craniano. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Copa Dor, na Zona Sul do Rio. De acordo com a direção da unidade, ele está sedado e respira com ajuda de aparelhos.

A 16ª DP (Barra da Tijuca) pedirá uma análise técnica das imagens de câmeras de segurança para determinar a velocidade do veículo envolvido no acidente. O acidente aconteceu quando o artista atravessava a via para voltar a um quiosque onde estava com amigos. O motorista de aplicativo Diones Coelho da Silva, que conduzia o veículo Fiat Cronos que o atingiu, prestou depoimento naquela madrugada. À polícia, ele disse que foi surpreendido pelo ator que “cruzou a pista repentinamente” e que tentou desviar, mas não conseguiu. Exames não constataram que Diones tenha ingerido álcool.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter