Logo Folha de Pernambuco

JGE

Áurea Martins e Orquestra, com Lia como convidada, marca abertura do Janeiro de Grandes Espetáculos

31ª edição do festival começa nesta quinta-feira (9) e segue até 2 de fevereiro, em teatros de Recife, de Olinda e na Sinagoga Kahal Zur Israel

Áurea Martins e Lia de Itamaracá são atrações em show no Teatro de Santa Isabel, nesta quinta (9) e sexta (10), pelo Janeiro de Grandes EspetáculosÁurea Martins e Lia de Itamaracá são atrações em show no Teatro de Santa Isabel, nesta quinta (9) e sexta (10), pelo Janeiro de Grandes Espetáculos - Foto: Áurea Martins (Crédito: Reprodução/Instagram) e Lia de Itamaracá (Crédito: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco)

Uma “cantora brasileira, aos 84 anos, firme e forte" vai se juntar a uma cantora pernambucana, com quase 81 anos, tão firme e tão forte quanto, e eis que o espetáculo do Janeiro de Grandes Espetáculos estará oficialmente aberto logo mais às 19h, em meio à pompa e circunstância do Teatro de Santa Isabel.

Trata-se do show - que acontece nesta quinta-feira (9) e na sexta-feira (10) - de Áurea Martins com a “Orquestra Lunar e a Música Negra de Áurea Martins e Elízio de Búzios”, com o incremento da Rainha da Ciranda, Lia de Itamaracá, como convidada da apresentação que leva para o palco a expressão da cultura afro-brasileira na abertura da 31ª edição do festival. 

Orquestra Lunar, de Áurea MartinsOrquestra Lunar | Crédito: Andréia Mesquita

Também na abertura, antes do show, haverá sessão de autógrafos do livro “Pernalonga, uma Sinfonia Inacabada”, do jornalista Márcio Bastos.

Na obra, é contada a história de um dos atores do Vivencial, Roberto França, o Pernalonga.

O grupo de teatro, aliás, é o homenageado da edição do JGE, que segue com programação intensa e povoada de arte até 2 de fevereiro, com mais de 90 atrações que passam pelo circo e pelo teatro, pela dança e pela música, em teatros de Recife e em Olinda. 
 

Grupo VivencialGrupo Vivencial | Crédito: Gilberto Marcelino/Cortesia

Realizado pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), o Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco, realiza pelo menos 100 sessões entre produções locais e nacionais, além de uma vinda de Portugal.

Leituras dramatizadas, oficinas e lançamentos de livros também integram a agenda, uma das mais festivas da cidade, um feito que ocorre desde 1995.

Vivencial, 50 anos
Tendo como base conceitual a liberdade de expressão na cena pernambucana, além da diversidade cultural e da arte como instrumento de revolução (e transgressão), o JGE homenageia na edição o icônico grupo de teatro local, o Vivencial - trupe marco da contracultura nos anos de 1970 e 1980, pelo ímpeto de apresentar nos palcos corpos, vozes e temas historicamente silenciados.

Serão exibidos sete espetáculos na Mostra, com montagens locais, além de uma nacional e outra internacional.

Destaque para a estreia “Vivencial, Revivenciando”, sob direção de Guilherme Coelho, integrante original do Vivencial.

Diversidade em um único festival
A Orquestra Lunar e a Música Negra de Áurea Martins, a cantora de 84 anos, firme e forte - como está definida em sua ‘bio’ no Instagram - sobe ao palco do Santa Isabel com Elísio de Búzios (Rio de Janeiro) e com Lia de Itamaracá, decretando a abertura da maratona de espetáculos do JGE.

O show de Áurea é o primeiro de outros tantos que virão ao longo da programação, que terá ainda PC Silva, Martins, Geraldo Maia e o Afoxé Oxum Pand, entre outras atrações.

PC Silva, cantor e compositor pernambucanoPC Silva, cantor e compositor pernambucano | Crédito: Sidarta

No teatro adulto, Nise da Silveira é rememorada em “Senhora dos Nossos Sonhos”, e “Quem Está Aí?”, com o ator Thiago Lacerda, também é um dos destaques. Já no teatro infantojuvenil, clássicos como “O Pequeno Príncipe” e “A Bela e a Fera” estão na programação.

O circo vem com espetáculos como o “Circo Science - Do Mangue ao Picadeiro". E na dança, o musical “Capiba - Pelas Ruas Eu Vou” e “Cabras de Lampião - 30 Anos de Xaxado” são opções no JGE - que em 1º de fevereiro vai distribuir 25 troféus para destaques em cinco categorias: Teatro Adulto, Teatro Infantil, Dança, Circo e Música, com o Prêmio Copergas.

Espetáculo Espetáculo "Circo Science - Do Mangue ao Picadeiro" | Crédito: Divulgação/Escola Pernambucana de Circo

Curtas
Das novidades da 31ª edição, a Mostra Janeiro de Cenas Curtas vai ocupar o Teatro Barreto Júnior, dando palco e visibilidade para atores e autores estreantes da cidade.

Da tragédia à comédia, os curtas serão apresentados em temáticas e estilos diversos.

Serviço
31º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco

Quando: de hoje até 2 de fevereiro de 2025
Onde: em teatros de Recife e de Olinda, e na Sinagoga Kahal Zur Israel
Ingressos solidários (1 Kg de alimento) para alguns espetáculos e a partir de R$ 10 (Sympla) para os demais
Informações e programação no site www.festivaljge.com.br

Veja também

BBB 25: Vitória Strada e Mateus Pires confirmados no reality; confira a lista completa das duplas
BBB 25

BBB 25: Vitória Strada e Mateus Pires confirmados no reality; confira a lista completa das duplas

Quem vai entrar no BBB 25? Saiba onde assistir anúncio da lista de participantes
BBB 25

Quem vai entrar no BBB 25? Saiba onde assistir anúncio da lista de participantes

Newsletter