Logo Folha de Pernambuco

Lançamento

"Vendavais" marca primeiro videoclipe da banda Ave Sangria

Clipe inaugural da banda traz a faixa-título do último disco, com direção do filho de Marco Polo, Pablo Polo

Banda Ave SangriaBanda Ave Sangria - Foto: Flora Negri

A Música Popular Brasileira carrega uma espécie de “selo de qualidade”, em se tratando de alguns nomes de artistas, grupos e sonoridades. Por vezes basta anunciar o lançamento para que os (bons) ouvidos e olhos despertem atentos para o que está por vir.

Os pernambucanos da Ave Sangria se enquadram nesse contexto e a psicodelia de Marco Polo, Almir de Oliveira e Paulo Rafael, de quando em vez mexe com velhas e novas gerações.

“Vendavais”, por exemplo, o último disco da banda (2019) ganhou novos ares em videoclipe homônimo, o primeiro já feito pelo grupo, lançado nesta sexta-feira (7) no canal da banda no YouTube.

À frente da gravação, realizada no casarão do Coletivo de Teatro Magiluth, está o filmaker Pablo Polo, filho de Marco-Polo, fundador do Ave.

Além dos integrantes da formação original do Ave Sangria, Juliano Holanda (baixo e backing vocal), Gilu Amaral (percussão) e Júnior do Jarro (bateria e backing vocal) compõem o trabalho, que conta também com performers que vivenciam e materializam a mensagem pensada pelo diretor que visualizou o entrelaço da opressão e da liberdade como mote para o vídeo.

Da inércia à gradativa liberdade, o clipe conecta fãs e artistas, linkando neste encontro autor, obra e público. De acordo com Pablo, sobre a ideia final do clipe, ele visualizou “todas as pessoas, unidas, partindo de um espaço confinado e abrindo suas janelas. (...) Escancarando os portais e as possibilidades de identidades livres e da imaginação”.

Qualquer semelhança com os tempos atuais e por um bom tempo, com os vindouros, (não) é mera coincidência.

Veja também

Newsletter