Logo Folha de Pernambuco

Berlinale Talents

Baiano Bernardo Lessa é selecionado para o programa audiovisual Berlinale Talents, na Alemanha

O brasileiro, que é formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE, integra um grupo de 201 cineastas de 62 países

Brasileiro Bernardo Lessa vai participar de programa voltado ao desenvolvimento de talentos na Alemanha, em BerlimBrasileiro Bernardo Lessa vai participar de programa voltado ao desenvolvimento de talentos na Alemanha, em Berlim - Foto: Divulgação

O baiano Bernardo Lessa, especialista em desenvolvimento de negócios de 27 anos, foi selecionado novamente para representar o Brasil no Berlinale Talents, programa voltado ao desenvolvimento de talentos. A prestigiada iniciativa acontece de 15 a 20 de fevereiro, na Alemanha, em Berlim, promovendo palestras, workshops e debates públicos. 

A seleção do concorrido Berlinale Talents, que faz parte do Festival Internacional de Cinema de Berlim, contou com 3.836 inscrições de 123 países, mas apenas 201 cineastas foram selecionados. Entre eles o brasileiro Bernardo, próximo de completar dez anos de experiência em gestão de projetos, captação de recursos, análise estratégica de mercado e marketing.

O intuito dos seis dias de evento é colaborar para a convergência dessa comunidade cinematográfica, representada por 62 países. Uma oportunidade única de se conectar e colaborar em escala mundial, promovendo conexões e criatividade além das redes regionais.

Sobre Bernardo Lessa
Natural de Salvador, na Bahia, Bernardo criou, aos 8 anos, o vlog ''Diário de um Gago'', para tentar romper o estigma da sua gagueira, mas o seu vínculo com a comunicação seguiu até a graduação. 

O baiano se formou com láurea em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com uma pesquisa focada na distribuição de filmes brasileiros. Ele realizou a pós-graduação em Gestão de Negócios Audiovisuais no Centro Universitário Armando Alvares Penteado (FAAP).

Na capital pernambucana, fez parte da equipe de programação e curadoria do Cinema da Fundação, onde organizou mais de 20 festivais e cuidou da programação semanal do cinema, exibindo mais de 400 filmes em dois anos. 

"Foi lá que descobri que o cinema nacional também tem uma gagueira, e ela está na distribuição. Os filmes brasileiros têm muita dificuldade de chegar ao público", comentou Bernardo. 

É nesse cenário que se destaca Bernardo Lessa, lidando com a curadoria, programação, marketing e distribuição de filmes. Na distribuidora Vitrine Filmes, ele se tornou coordenador de negócios e relações institucionais, lançando mais de 40 filmes, incluindo o vencedor do Oscar "Druk - Mais uma Rodada" (Thomas Vinterberg). 

Além disso, o baiano também foi um dos criadores do Vitrine Lab, laboratório de distribuição que já formou mais de 400 profissionais e recebeu o prêmio de inovação do Festival de Gotemburgo. Em 2021, fundou, ao lado de Marina Kosa, o perfil Tanto Cine, que hoje soma mais de 26 mil seguidores e tem a missão de democratizar o conhecimento do mercado audiovisual no Brasil. 

Em 2022, entrou na Conspiração Filmes para atuar como coordenador de financiamento e vendas, com a missão de expandir o departamento de vendas da produtora e auxiliar na complexa arquitetura de financiamento de filmes e séries com recursos privados e públicos. 

Entre os grandes orçamentos, estão títulos como "O Auto da Compadecida 2" (Guel Arraes, Flávia Lacerda), "Tô de Graça" (César Rodrigues), "DPA 4 - O Filme" (Mauro Lima), "Velhos Bandidos" (Cláudio Torres, com Fernanda Montenegro, Bruna Marquezine e Lázaro Ramos), entre outros.

No último ano, Bernardo se tornou sócio da Tanto, fundada por Marina Kosa em 2019, empresa de marketing audiovisual. Atualmente, o baiano atua também como gerente de lançamento da Sessão Vitrine Petrobras, um dos projetos de distribuição com mais destaque no país. 

Veja também

Newsletter