Logo Folha de Pernambuco

Tradição Natalina

Baile do Menino Deus encanta o público no encerramento da temporada de 2023 no Marco Zero

O público aplaudiu e ovacionou o espetáculo, que este ano completou 40 anos de existência

Último dia de apresentação do Baile do Menino Deus no Marco ZeroÚltimo dia de apresentação do Baile do Menino Deus no Marco Zero - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco.

O Baile do Menino Deus encerrou a temporada de 2023 na noite desta terça-feira (26) em um Marco Zero repleto de admiradores. O público aplaudiu e ovacionou o espetáculo, que este ano completa 40 anos de existência, sendo 20 deles encenados no coração do Bairro do Recife. 

Começando pontualmente às 20h, o tradicional auto de Natal pernambucano encantou os espectadores presentes com um espetáculo cheio de vida, cores e elementos da cultura pernambucana e nordestina. Características do folclore popular são usadas para recontar o nascimento do menino Jesus.

Aproximadamente 300 pessoas atuam na produção do espetáculo. Somente no palco, 70 artistas dão vida à tradicional história natalina. O cantor pernambucano Carlos Filho, que participou do The Voice Brasil 2021, da TV Globo, foi um dos músicos que integraram o elenco do espetáculo, que reuniu grandes nomes da arte pernambucana, como o músico Lucas dos Prazeres e a cantora Isadora Melo.

A participação do cantor Almério e do Maestro Forró foi uma das novidades desta edição do Baile do Menino Deus. Arilson Lopes e Sóstenes Vidal interpretaram a dupla de Mateus, famoso personagem da cultura popular, que conduz a narrativa. Segundo os produtores, o espetáculo atrai mais de 70 mil pessoas por ano.

A atriz e cantora Laís Senna e o ator  Caique Ferraz deram vida aos personagens de Maria e José, pais do menino Jesus. Escrita por Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, com músicas de Antonio Madureira, a peça nasceu em 1983. No fim do espetáculo, na noite desta terça, Brito agradeceu a presença do público

“Sempre que nós nos apresentamos aqui, nós reunimos toda a equipe para uma reflexão sobre o nosso trabalho. E a reflexão de hoje foi sobre a graça. A graça que é poder fazer arte e a graça que é poder oferecer ao público. E a graça que é receber essa graça de volta como hoje. Muito obrigado. Uma grande festa para vocês”, disse o idealizador do espetáculo.

Acompanhando a noite de encerramento, a Secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, destacou a tradição do Baile do Menino Deus no Natal do Estado.

“É uma tradição aqui no Marco Zero, muito especial para a nossa cidade, para o nosso estado, ter esse espetáculo de Natal, que é reconhecido nacionalmente. É um espetáculo que traz a cultura e também a história do Natal, essa mistura, com características pernambucanas. Então é um grande espetáculo para toda família. E esse ano são 20 anos. Então, eu queria parabenizar todo mundo que faz esse espetáculo por mais esse grande ano e essa edição especial”, comentou a secretária.

A produtora cultural Andrea Mota, de 66 anos, faz questão de acompanhar todos os anos a apresentação do Baile do Menino Deus. “Eu acompanho a evolução e as grandes novidades do baile. Eu achei muito bonita a edição deste ano, com todas as inovações, me comoveu”, contou. 

Veja também

Festa Literária das Periferias terá recifense Luna Vitrolira na programação
MÚSICA

Festa Literária das Periferias terá recifense Luna Vitrolira na programação

 Concurso de Patrimônio Vivo do Recife recebe inscrições até sexta (15); saiba mais
Cultura

Concurso de Patrimônio Vivo do Recife recebe inscrições até sexta (15); saiba mais

Newsletter