Logo Folha de Pernambuco

Baile do Menino Deus

Primeira noite do Baile do Menino Deus atrai espectadores para o Marco Zero nesta segunda (23)

Destaque da 21ª edição do espetáculo é a reunião de grandes artistas da cultura popular do Estado, como Lia de Itamaracá e os maestros Spok e Forró

Lia de Itamaracá e o maestro Forró no espetáculo Baile do Menino Deus, no Marco Zero do RecifeLia de Itamaracá e o maestro Forró no espetáculo Baile do Menino Deus, no Marco Zero do Recife - Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco

A primeira apresentação da 21ª edição do Baile do Menino Deus aconteceu nesta segunda (23), no Marco Zero do Recife. A noite de estreia foi marcada pela presença de milhares de espectadores, que se encantaram com a encenação da história do nascimento de Jesus, conhecida por trazer manifestações populares do Nordeste.

O tradicional espetáculo natalino segue com apresentações gratuitas para o público nesta terça (24) e quarta-feira (25), sempre às 20h.

O destaque da 21ª edição do ''Baile do Menino Deus: Uma Brincadeira de Natal'' é a reunião de grandes artistas da cultura popular do Estado - Lia de Itamaracá e os maestros Spok e Forró, entre outros. 

''O Baile do Menino Deus é grandioso em todos os sentidos. O espetáculo narra uma história contada pelo mundo todo, mas de uma forma muito brasileira, mas universal'', ressalta Maestro Forró.   

O ''Baile do Menino Deus: Uma Brincadeira de Natal'', que é produzido pela Relicário Produções e declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, terá transmissão ao vivo pelo YouTube

21ª edição do Baile do Menino Deus
Neste ano, a Rainha da Ciranda, Lia de Itamaracá, se une aos maestros Spok e Forró, além de contar com uma equipe de artistas encarregados de transpor para o palco a releitura, a partir dos elementos da cultura brasileira e sem os estrangeirismos, de uma das passagens mais memoráveis da humanidade.

Novidades
O espetáculo se renovou ao inserir na trama original incursões artísticas recentes, como o hip hop do grupo PE Original Style, e propor reflexões derivadas de dilemas históricos ou atuais, a exemplo da destruição ambiental.

A apresentação da 21ª edição inovou com a concessão de fala ao personagem José, interpretado pelo sanfoneiro paraibano Lucas Dan. Ele declamou um poema adaptado do pernambucano Manuel Bandeira.

O Baile
Os autores Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, junto com o compositor Antonio Madureira, ousaram mesclar no espetáculo manifestações como cantigas, danças, brincadeiras, costumes, rezas, figuras folclóricas e outras linguagens. O Baile do Menino Deus é uma celebração da identidade nacional baseada na representatividade dos povos formadores - negros, indígenas, ibéricos -, abordando aspectos da contemporaneidade. 

Primeira estreia
O espetáculo, que estreou em 1983 para uma plateia lotada no Teatro Valdemar de Oliveira, foi encenado em centenas de escolas, ruas, pátios, teatros, terreiros, ONGs, assentamentos, quilombos e comunidades indígenas. 
A iniciativa de transportar o Baile do Menino Deus para o céu aberto, com acesso gratuito, foi de Ronaldo Correia de Brito e Carla Valença com a primeira edição no Marco Zero em 2004, há 20 anos. 

SERVIÇO
''Baile do Menino Deus: Uma Brincadeira de Natal''

Quando: De 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h
Onde: Praça do Marco Zero do Recife (Bairro do Recife)
Acesso gratuito
Acessibilidade: Espaço reservado para pessoas com cadeira de rodas, Audiodescrição e Intérprete em Libras
Informações: @bailedomeninodeusoficial 

Veja também

Gusttavo Lima recebe alta hospitalar após ser internado com quadro gastrointestinal em SP
SAÚDE

Gusttavo Lima recebe alta hospitalar após ser internado com quadro gastrointestinal em SP

Spok, Caboclinho 7 Flexas e Maracatu Estrela Brilhante fazem pré-réveillon no Paço do Frevo
RÉVEILLON NO RECIFE

Spok, Caboclinho 7 Flexas e Maracatu Estrela Brilhante fazem pré-réveillon no Paço do Frevo

Newsletter