Barbie faz 65 anos hoje: de cadeira de rodas a indígena, veja fotos da boneca
Lançada em 1959, a boneca mais icônica do mundo tem milhares de modelos em sua galeria
Hoje é aniversário da boneca mais icônica do planeta: Barbie faz 65 anos. Ao longo das mais de seis décadas de existência, ela já passou por altos e baixos, amada por muitos e criticada por poucos, mas sempre acompanhando as mudanças globais.
Para celebrar o aniversário, uma das iniciativas da Mattel, que lançou a primeira edição da boneca mais famosa do planeta em 1959, foi a produção de itens únicos, que não são comercializados, de oito mulheres consideradas “modelos” de conduta.
Entre elas, a primeira Barbie indígena da Amazônia ganha vida inspirada na brasileira Maira Gomez, influenciadora e produtora de conteúdo do povo Tatuyo. A boneca tem pinturas características no rosto e roupas típicas da região amazônica.
Leia também
• Aos 65 anos, Barbie é tão popular no planeta quanto a coca-cola, diz executiva
• Helen Mirren e Viola Davis ganham versões da Barbie no Dia Internacional da Mulher; veja
Juntamente com a brasileira, as novas homenageadas com suas próprias Barbies são as atrizes Viola Davis e Helen Mirren, as pop stars Kylie Minogue e Shania Twain, a diretora e roteirista mexicana Lila Avilés (de “A camareira"), a modelo japonesa Nicole Fujita, e a comediante alemã Enissa Amani.
A iniciativa amplia a série que já conta com quatro brasileiras, entre elas Jaqueline Góes de Jesus. A cientista participou do grupo que mapeou os genomas do coronavírus e do vírus da Zika. As outras foram a surfista Maya Gabeira, a professora Doani Bertain e a pop star Iza.