MUNDO

''Barco-museu'' francês percorrerá 15 países mediterrâneos durante dois anos

A embarcação abrigará uma exposição imersiva dedicada a figuras femininas

Foto: Divulgação/Art Explora

Um catamarã adaptado como museu percorrerá os portos de 15 países, entre o final de março de 2024 até 2026, anunciou a fundação francesa Art Explora nesta quinta-feira (1º), em Paris.

A embarcação de 47 metros de comprimento e 18 metros de largura, com capacidade para cerca de 2.000 visitantes por dia, abrigará uma exposição imersiva dedicada a figuras femininas de diferentes culturas mediterrâneas, elaborada a partir dos acervos do Museu do Louvre.

O barco partirá de Malta no final de março, fará uma escala em Veneza em abril e será oficialmente inaugurado em Marselha em 6 de junho, informou a fundação.

De acordo com o itinerário do festival "Art Explora", ele fará escala no porto de Valência, na Espanha, e nos portos de Tânger, Lisboa, Beirute, Atenas e outros.

O festival é apresentado como uma combinação de atividades a bordo da embarcação, e promoverá exposições, concertos e atividades culturais em cada uma das escalas, até 2026.

O catamarã foi apresentado à AFP como "o primeiro barco-museu do mundo" por seu criador, Frédéric Jousset, presidente da Art Explora, que financiou pessoalmente a construção do barco por 35 milhões de euros (R$ 188,2 milhões).

Veja também

Horóscopo da Sexta: confira a previsão dos astros para a sexta (20/09)
ASTROLOGIA

Horóscopo da Sexta: confira a previsão dos astros para a sexta (20/09)

Entenda por que Ed Sheeran, que toca no Rock in Rio, vive em pé de guerra com os vizinhos
CELEBRIDADES

Entenda por que Ed Sheeran, que toca no Rock in Rio, vive em pé de guerra com os vizinhos

Newsletter