Logo Folha de Pernambuco

Literatura

Bienal do Livro de Pernambuco anuncia primeiras atrações confirmadas

Mia Couto, Kleber Mendonça Filho e Lourival Holanda estão entre os participantes já divulgados pela organização do evento

Mia CoutoMia Couto - Foto: Divulgação

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (16), as primeiras atrações da sua 13ª edição, que ocorre de 1º a 12 de outubro, em formato híbrido. Entre os nomes já confirmados, com participação presencial ou virtual, estão o escritor moçambicano Mia Couto e o cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. 

Serão 120 horas de programação, com atividades diversas ocupando o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento contará com 220 atividades, incluindo 20 oficinas presenciais, mais de 60 lançamentos literários, 50 palestras presenciais e outras 30 virtuais e apresentações artísticas. Além disso, mais de 320 estandes estarão distribuídos em uma área de 9 mil m².

A lista de participantes previstos traz ainda: André Dahmer, Christian Dunker, Ronaldo Correia de Brito, Heloisa Starling, Jessé de Souza, Fabrício Carpinejar, Sri Prem Baba, Claudia Costin, Clarice Freire, Itamar Vieira Junior, Lourival Holanda, Silviano Santiago, Zoara Failla, Lucia Santaella, Renan Quianalha, Josélia Aguiar, Rodrigo Casarin, Rogério Pereira, Mariana Enriquez, Lavínia Rocha, Breno Perrucho, Cida Pedrosa e Marcelo Batalha.  

Foi anunciada também a presença de 89 livrarias e editoras no evento. A expectativa de público desta edição é de 350 mil pessoas, com 150 mil participando do evento de forma presencial e mais 200 mil acompanhando a programação remotamente, através da plataforma e-Bienal. A previsão é movimentar mais de R$ 12 milhões em negócios.

Rogério Robalinho, Guilherme Robalinho e Sidney Nicéas são os produtores do evento, que conta com curadoria assinada pelo jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani. Nesta edição, os homenageados são o educador pernambucano Paulo Freire, que em 2021 completaria 100 anos de idade, e a poetisa sertaneja Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti de Livro em 2020.

Veja também

Newsletter