Literatura

Bienal do Livro de Pernambuco chega em edição itinerante a Paulista

Participam da mesa de abertura desta edição a escrita e poeta pernambucana Cida Pedrosa

A escritora e poeta homenageada Cida PedrosaA escritora e poeta homenageada Cida Pedrosa - Foto: Divulgação

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco realizará uma edição itinerante em Paulista. O encontro literário começa nesta quinta-feira (11) e vai até o domingo (14), no Paulista North Way Shopping.

O acesso é gratuito e ocorrerá das 9h às 22h, de quinta a sábado e das 12h às 21h no domingo, último dia do evento. Também haverá programação online através da plataforma e-Bienal.

A edição é uma continuação da última Bienal, onde teve como homenageados a escritora e poeta pernambucana Cida Pedrosa e o educador Paulo Freire (in memorian), que teria completado 100 anos este ano.

Participam da mesa de abertura desta edição Cida Pedrosa; o membro da Cátedra Paulo Freire, Nelino Azevedo; o coordenador geral da Bienal PE, Rogério Robalinho; o Diretor da Ideação, Sidney Nicéas; o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro; a secretária de Educação do Paulista, Jaqueline Moura; o secretário de Programas e Projetos do Paulista, Jorge Luis Carreiro; é o sócio diretor do Paulista North Way Shopping, Avelar Loureiro. 

Entre os destaques presenciais do primeiro dia da Bienal Itinerante em Paulista, está a ‘Contação de História: Sobrevoando a História do Paulista’ com Fátima Campelo, Angélica Brito e Almir Gomes; Apresentação Cultural do Bloco Lírico Flabelo Encantado.

Contos de horror na Bienal

Marcará presença na Bienal o historiador Frederico Toscano, que no Prêmio Jabuti de 2015, garantiu o 3° lugar na categoria Gastronomia com a obra 'À Francesa: A Belle Époque do Comer e do Beber no Recife' (Editoria Cepe, 2014).

Natural de Recife, Toscano também escreveu o livro de contos de horror 'Carapaça escura' (Editora Patuá, 2019). No livro, o autor descreve dez contos de terror ambientados em cenários pernambucanos , como o litoral, sertão, favelas e até mesmo metrópoles.

As histórias assombradas se desenrolam em  ambientes e contextos reais, trazendo críticas à sociedade atual, em especial ao patriarcado e às desigualdades nas relações sociais e de gênero. Outra obra publicada por Frederico, 'O rinoceronte na parede', foi escrito ''para assombrar, provocar, mostrar as forças e fraquezas dos personagens, alimentando as nossas próprias angústias comuns de leitor''. 

No encontro, o historiador se apresentará virtualmente a partir das 20h para comentar sobre seus livros de horror.

O historiador e escritor Frederico ToscanoO historiador e escritor Frederico Toscano. Foto: Divulgação

Programação da Bienal 

Estarão participando ainda da Bienal itinerante, outros nomes, como Mila Wander, Kah Dantas, Andrea Nunes, Bruna Meneguetti, Frederico Toscano, Iaranda Barbosa, Lívio Meireles, Fábio Lucas.

Uma das mesas redondas presenciais mais esperadas para o evento, é a mesa redonda com a presença do poeta colombiano Carlos Sierra, o escritor Sidney Nicéas e a jornalista e escritora Geórgia Alves. Eles vão realizar a mesa que tem como tema ‘O Blog Tesão Literário e a Literatura em tempos de Internet’, no domingo (14), às 17h, presencialmente na Bienal.

Esta é a primeira edição itinerante realizada pela Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Paulista é o primeiro município do estado a receber o evento, que tem o objetivo de aproximar e incentivar a leitura.

Segundo um dos organizadores da Bienal, Rogério Robalinho, a expectativa é positiva para o evento, já que vai acontecer em um importante shopping, devendo movimentar toda região.

“Ficamos muito felizes com esse desdobramento da Bienal do Livro. Acreditamos muito na parceria com a Prefeitura de Paulista e entendemos que o formato itinerante contribui com o aspecto de gerar oportunidades de democratizar o acesso à cultura. O Paulista North Way é bem localizado e isso deve favorecer que as pessoas possam conferir o que preparamos”, disse.

Os produtores Rogerio Robalinho, Sidney Niceas e Guilherme RobalinhoOs produtores Rogerio Robalinho, Sidney Niceas e Guilherme Robalinho. Foto: Alonso Laporte/Divulgação

Confira a programação completa da Bienal Itinerante em Paulista: 

11 de novembro

11h-11h20:  Cortejo Musical com a Banda Municipal Aristides Borges (presencial)

12h30-13h30: Música na Praça com Júnior e Clara Chumbago

14h-14h30: Contação de História:  Sobrevoando a História do Paulista com Fátima Campelo, Angélica Brito e Almir Gomes (presencial)

15h-15h50: Apresentação Cultural: Bloco Lírico Flabelo Encantado (presencial)

16h-16h50: Palestra: Por uma política de educação patrimonial com o Profº. Ricardo Andrade (presencial)

17h-18h: Mesa de Abertura (presencial)

18h-19h: Painel: Como produzir um livro por financiamento coletivo? com José Neto (Co-fundador da editora Crônicas Fantásticas) e Yuri Barbosa (Autor de “NOVAK e o Diário do Alquimista”) (virtual).

18h-20h: Música na Praça com Adams (presencial)

20h-21h: Painel: O que os leitores esperam do escritor contemporâneo? com Lívio Meireles (Agente Literário e CEO da CASA Projetos Literários). Mediação: Fábio Lucas (editor da Livronews) (virtual).

20h-21h30: Projeto Quinta Cultural: Sarau com Poetas e Artistas da Terra (presencial)

12 de novembro

11h-12h: Apresentação Musical: Voz e Violão – Almir Gomes (presencial)

12h30-13h30: Música na Praça com Júnior e Clara Chumbago

14h-14h30:  Contação de História: Caranguejo com a Profª. Cecilia Dantas (presencial)

15h-15h50: Palestra: Paulista, belezura de encher os olhos com o Profº. José Edson (presencial)

16h-16h30:  Apresentação Cultural: Literatura de Cordel com o poeta Edgar Diniz (presencial)

17h-17h45: Programa Humanidades com Iaranda Barbosa (professora, crítica literária e escritora). Apresentação: Georgia Alves (jornalista e escritora) (presencial)

18h-20h: Música na Praça com Adams (presencial)

20h-21h: Bienal Conecta convida Frederico Toscano (historiador e escritor). Apresentação: Antognniony Rodrigues (virtual)

20h-21h30: Projeto Quinta Cultural: Sarau com Poetas e Artistas da Terra (presencial)

13 de novembro

11h-12h: Apresentação artística do cantor Jaques Ibrahim e recital África Mutumbá com Margarett Leite (presencial)

12h30-13h30: Música na Praça com Júnior e Clara Chumbago

14h-14h45 Leitura do livro 'A Observadora das Sombras' com a autora Maria Anna Martins (presencial)

15h-15h30: Apresentação Cultural: Poemas com Amaro Poeta e Lucélia Santos (presencial)

16h-16h50: Palestra Paulista, Terra da gente com o Profº. José Edson (presencial)

17h-18h:  Mesa Cannabis: A proibição, o uso medicinal e a garantia à saúde com Robson Rodrigo Freire Evangelista (advogado), Hélida Lacerda (presidenta da Associação Aliança Medicinal) e Ubirajara Ramos (autor do livro 'Tá Todo o Mundo Enganado!) (presencial)

18h-20h:  Música na Praça com Guilherme Lima (presencial)

20h-21h Painel: Literatura Hot com Mila Wander. Mediação: Kah Dantas (escritora e professora) (virtual).

20h-21h30: Projeto Quinta Cultural: Sarau com Poetas e Artistas da Terra (presencial)

14 de novembro

12h30-13h30: Música na Praça com Thuane

14h-14h30: Contação de História: O coelhinho insone e João Preguiça com Bernadete Serpa (presencial)

14h30-15h: Musicando Histórias com prof. Glaucio Ramos (presencial)

15h-15h50: Painel: Da Idade Média a Idade da Mídia - a ética e a moral - Códigos de Honra com Margarett Leite (escritora, historiadora e pedagoga) e Cônego Daniel Barbosa (Igreja Anglicana Ortodoxa no Brasil) (presencial)

16h-16h50: Painel: Histórias de uma repórter de TV com Mônica Silveira. Mediação: Fábio Lucas (editor da Livronews) (presencial)

17h-17h50:  Mesa: O Blog Tesão Literário e a Literatura em Tempos de internet com Sidney Nicéas (escritor), Geórgia Alves (jornalista e escritora) e o colombiano Carlos Sierra (poeta) (presencial)

18h-19h: Painel: História, ficção e a fronteira do suspense  com Andrea Nunes (Promotora de Justiça e escritora) e Bruna Meneguetti (jornalista e escritora) (virtual)

18h-20h:  Música na Praça com Guilherme Lima (presencial)

20h-20h50: Painel: Comece a se amar com Alexandra Gurgel (Jornalista, Escritora, Fundadora do Movimento Corpo Livre). Mediação: Tatah Fávero (criadora de conteúdo digital) (virtual)

Serviço

Edição itinerante Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

Local: Paulista North Way Shopping
Data: 11 a 14 de novembro, das 9h às 22h, de quinta a sábado e das 12h às 21h no domingo
Programação virtual através do e-Bienal

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter