LITERATURA

Bienal do Livro de São Paulo: pernambucanos marcam presença na feira literária

Evento ocorre desta sexta-feira (6) até 15 de setembro, em São Paulo

Sidney Nicéas, Fernanda Castro, Jaqueline Fraga, Mirela Paes e Juliano FerroSidney Nicéas, Fernanda Castro, Jaqueline Fraga, Mirela Paes e Juliano Ferro - Foto: Divulgação

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo reunirá escritores de todo o Brasil, desta sexta-feira (6) até 15 de setembro, no Distrito Anhembi. De Pernambuco, alguns nomes estão com presença garantida na feira literária. 

Autora de livros como "Lágrimas de Carne" e "Mariposa Vermelha", Fernanda Castro inicia sua agenda já no primeiro dia do evento. Nesta sexta-feira (6), às 16h15, ela estará no espaço Arena Cultural, junto com Carol Chiovatto e mediação de Iris, da página "Divulga Nacional", em um bate papo intitulado "Romance + Fantasia = Romantasia".

Já na segunda-feira (9), às 16h, Fernanda terá sua sessão de autógrafos oficial no estande da Companhia das Letras. No dia 12, ela participa do Papo de Mercado, falando sobre o tema "Escrevi um livro, e agora?", com Lola Belluci, Wesley Barbosa, Leandro Saioneti e mediação de Fabrício Cunha. Para fechar, no último dia da Bienal, às 17h, no Skeelo Talks, a escritora conversa com Deko Lipe e Valquíria Vlad sobre viver de literatura fora do eixo Rio-São Paulo. 
 

Sidney Nicéas, por exemplo, estará na Bienal de São Paulo com o lançamento de "Todos os Amores de Lourdes". A obra, publicada pela Editora Mangue, resgata a trajetória de Lourdes Alencar, líder comunitária recifense nascida em 1950 que transformou uma vida de dor e superação em um exemplo de amor e resiliência.

A sessão oficial de lançamento está marcada para este domingo (8), às 15h, no Espaço Cordel e Repente (estande K40), conhecido por destacar a literatura e a cultura nordestina. Nicéas também estará na feira nos dias 6, 7, 9, 10, 11, 14 e 15, disponível para interagir com leitores e admiradores.

Jaqueline Fraga, que foi finalista do Prêmio Jabuti, participa de um painel no domingo (8), às 11h. A mesa "O teto de vidro, o degrau quebrado e a mulher no mercado de trabalho" traz ainda as autoras Elisa Rosenthal e Karinna Forlenza, com mediação da jornalista Christiane Pelajo.

"Ocupar mais esse espaço, levando comigo a história das mulheres que fazem parte do livro Negra Sou, e ter a chance de falar sobre representatividade em um palco tão significativo como esse, é de um orgulho imenso", comenta Jaqueline, que terá ainda uma sessão de autógrafos no mesmo dia, às 18h, no estande "Escreva, Garota!".

No estande Amazon Kindle A48, o bate-papo com o tema "Do texto ao livro: as etapas para ter seu sonho publicado" terá a participação da pernambucana Mirela Paes, além de Alessandra Ruiz, Felipe Brandão, Emanoel Ferreira e mediação de Dani Costa Russo. Será no dia 13, às 18h.

Após a mesa, será realizada uma sessão de autógrafos. Mirela Paes marcará presença todos os dias da feira, das 11h e às 15h, em frente ao estande da Amazon Kindle, para encontrar suas leitoras e criadores de conteúdo. 

Outro nome confirmado na Bienal de São Paulo é o de Juliano Ferro, de Caruaru. O escritor estará no estande da All Print Editora, autografando livros e conversando com leitores. Ele divulgará "Toque de Arrebol", sua publicação mais recente. 

Veja também

Brasiliense Tatiana Nascimento vence primeira edição do Prêmio Pallas de Literatura
LITERATURA

Brasiliense Tatiana Nascimento vence primeira edição do Prêmio Pallas de Literatura

''Tudo Tão Certo'': primeiro álbum solo de Ale Sater é um retrato da modernidade líquida
MÚSICA

''Tudo Tão Certo'': primeiro álbum solo de Ale Sater é um retrato da modernidade líquida

Newsletter