Logo Folha de Pernambuco

DIRETORA ARTÍSTICA

Bienal de Veneza 2026 será dirigida pela primeira vez por uma mulher africana

Koyo Kouoh, de 57 anos, criada entre Duala e Zurique, dirige há cinco anos um dos principais museus de arte contemporânea do continente africano

A suíça-camaronesa Koyo Kouoh, atual curadora do museu Zeitz-MOCAA da Cidade do CaboA suíça-camaronesa Koyo Kouoh, atual curadora do museu Zeitz-MOCAA da Cidade do Cabo - Foto: Marco Longari/AFP

A suíça-camaronesa Koyo Kouoh, atual curadora do museu Zeitz-MOCAA da Cidade do Cabo, foi nomeada diretora artística da Bienal de Arte Contemporânea de Veneza 2026, anunciou a fundação que administra o evento.

É a primeira vez que a entidade escolhe uma mulher do continente africano para o cargo.

"O Conselho de Administração da Bienal de Veneza (...) decidiu nomear Koyo Kouoh diretora do setor de artes visuais, com a missão específica de ser a curadora da 61ª Exposição Internacional de Arte de 2026", indicou a Bienal em um comunicado.

Koyo Kouoh, de 57 anos, criada entre Duala e Zurique, dirige há cinco anos um dos principais museus de arte contemporânea do continente africano, o Zeitz-MOCAA da África do Sul, e fundou um centro de arte em Dacar, Senegal.

"É uma honra e um privilégio únicos seguir os passos de antecessores ilustres no papel de diretor artístico e criar uma exposição que espero que seja significativa para o mundo em que vivemos e, sobretudo, para o mundo que queremos construir", declarou Kouoh no comunicado.

No ano passado, Koyo Kouoh explicou à AFP seu apego ao que chama de "geografias negras", vendo as influências "inegáveis" em todo o mundo da "cultura negra", dos Estados Unidos ao Brasil, de onde veio seu antecessor, Adriano Pedrosa, curador da Bienal 2024.

Kouoh é a segunda pessoa a fazer a curadoria da Bienal oriunda do continente africano, depois do nigeriano-americano Okwui Enwezor, que faleceu em 2019. Ele dirigiu a Bienal em 2015.

Veja também

Natascha Falcão encerra turnê estadual de "Ave Mulher" nesta quinta (5), no Teatro do Parque
show

Natascha Falcão encerra turnê estadual de "Ave Mulher" nesta quinta (5), no Teatro do Parque

Isabel Veloso, grávida e com câncer, é internada: "Tutu deu um sustinho"
Câncer

Isabel Veloso, grávida e com câncer, é internada: "Tutu deu um sustinho"

Newsletter