Cultura+

Bolsonaro critica o 'tal de Iphan' em evento da bancada evangélica

O órgão 'tem o poder de embargar obras em qualquer lugar do Brasil', continuou Bolsonaro. 'Embargar pra quê? Embargar pra quê?'

Presidente Jair BolsonaroPresidente Jair Bolsonaro - Foto: Isac Nóbrega/PR

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), autarquia federal que zela pela preservação de bens culturais, entrou na mira de Jair Bolsonaro. "Ali na cultura tem um tal de Iphan", disse o presidente em evento promovido nesta quarta-feira (18) pela bancada evangélica, em Brasília.

O órgão "tem o poder de embargar obras em qualquer lugar do Brasil", continuou Bolsonaro. "Embargar pra quê? Embargar pra quê?"

Nesse momento, a plateia, formada por parlamentares e lideranças evangélicas, vibrou.

Leia também:
Bolsonaro veta previsão para que universidades privadas apliquem Revalida
Bolsonaro sanciona Lei do Médicos pelo Brasil

Criado em 1937 por Getúlio Vargas e hoje vinculado à Secretaria de Cultura, que por sua vez responde ao Ministério do Turismo, o órgão vem sendo esvaziado pelo atual governo. Há meses há um troca-troca de superintendentes do Iphan por gente de sua base aliada sem quilometragem na área.

A última peça tombada nesse dominó foi Kátia Bogéa, que dirigia o Iphan desde 2016. Ela foi exonerada no último dia 11 e substituída pela arquiteta Luciana Rocha Féres.

A nomeação, contudo, foi suspensa logo depois, o que expõe uma rixa entre o ministro Marcelo Álvaro Antonio (Turismo) e o secretário da Cultura, Roberto Alvim.

Féres, que já comandou o mineiro Conjunto Moderno de Pampulha, tem respaldo no setor, ao contrário de outras indicações polêmicas feitas por Alvim -como a de Sérgio Camargo, um "negro de direita" que vê um lado bom na escravidão ("foi benéfica para seus descendentes") e se declara "contrário ao vitimismo e ao politicamente correto", para a presidência da Fundação Palmares.

Alvim preferia ter à frente do Iphan Olav Schrader, formado em relações internacionais e ligado à Associação de Moradores de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Há menções a seu nome em eventos pró-monarquia no país.

Veja também

Erótico "Emmanuelle" abre edição de Festival de Cinema na Espanha, com Javier Bardem premiado
AUDIOVISUAL

Erótico "Emmanuelle" abre edição de Festival de Cinema na Espanha, com Javier Bardem premiado

Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)
CULTURA POPULAR

Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)

Newsletter