Brasileiros têm pouco hábito de consumo do cinema nacional, apontam Itaú Cultural e Datafolha
Para além dos cortes de investimentos e a paralisação de grande parte das obras, o cinema nacional deve enfrentar mais desafios no retorno das salas comerciais. É o que relata uma pesquisa divulgada pelo Itaú Cultural/Datafolha, em que mostra que apenas 24% dos brasileiros assistiram a filmes nacionais por várias vezes. Enquanto isso, o número de pessoas que viram uma produção nacional poucas vezes chega a 57%, e uma vez 19%. O estudo teve dois recortes sobre preferências em torno do cinema nacional.
O primeiro recorte da pesquisa, que foi divulgada semana passada, relata os hábitos dos brasileiros que foram ao cinema após a reabertura das salas (60% dos pesquisados). Para a composição dos dados, o levantamento ouviu 2.276 indivíduos em todo o Brasil, de 16 a 65 anos, entre os dias 10 de maio e 9 de junho. O índice de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, segundo o Itaú Cultural/Datafolha
Classes A, B e C prestigiam produção nacional
Um dos detalhes ao qual o estudo atenta é a relação de classe e o consumo nacional, além da escolaridade. Os números mostram que as classes A,B e C consomem mais o produto nacional, enquanto as D e E são as que menos assistem aos filmes brasileiros. Entre os que mais assistiram, 31% são da classe AB, 23% são da classe C e 12% são indivíduos da classe DE; 53% da classe AB, 59% da classe C, e 62% viram poucas vezes alguma película nacional.
Os números revelam direcionamento para políticas públicas, como afirma Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Conhecer mais a dinâmica das preferências, frequência e desejos dos brasileiros sobre o cinema possibilita pensar em melhores políticas e ações culturais para a cena cinematográfica nacional de modo a acessar a todos os públicos junto ao universo ‘fisidigital’, ou seja, a hibridez entre o virtual e o presencial, que ganha cada vez mais potência”, explica.
Comédia é gênero favorito
Dentro da pesquisa, o segundo recorte aborda o tema de gêneros. De acordo com a pesquisa, 38% dos entrevistados - entre os que assistem no streaming ou no próprio cinema - preferem a comédia. Já 25% afirmam gostar dos filmes brasileiros porque retratam a realidade local, enquanto 11% dizem gostar do conteúdo envolvido. Porém, 40% não gostam do conteúdo com palavrões e excesso de violência, 16% não gostam dos gêneros dos filmes brasileiros.
Paulo Gustavo ficou na memória
Um dos maiores sucessos das salas brasileiras, “Minha Mãe é uma Peça” foi o filme mais lembrado da pesquisa, com 21% entre as últimas produções assistidas pelos entrevistados. “Auto da Compadecida” surge em seguida com 7%. “Tropa de Elite” foi lembrado por 4% das respostas, seguido por “Os Salafrários” (3%) e “Cabra da Peste” (2%). No entanto, 28% não souberam responder qual foi o último filme brasileiro assistido, sinalizando um número preocupante, já que está acima até da produção mais lembrada.