BTS quebra recorde de transmissão de show no cinema, atrai 1,4 milhão de fãs e fatura milhões
Exibição da performance de sábado ocorreu em 3.711 salas espalhadas por 75 localidades ao redor do mundo, incluindo o Brasil
O grupo BTS quebrou mais um recorde. Desta vez, foi por meio de seus primeiros shows presenciais em dois anos e meio na Coreia do Sul, que contaram com transmissão ao vivo pela internet na quinta-feira, dia 10, e neste domingo, 13, além de exibição no cinema, em 3.711 salas espalhadas por 75 localidades ao redor do mundo (incluindo o Brasil), no sábado, 12.
Só nos cinemas, o público foi estimado em 1,4 milhão de espectadores — a maior audiência em eventos, cujo conteúdo não se enquadra em filmes, dentro de um período de sete dias, segundo dados da Trafalgar Releasing. Globalmente, a bilheteria arrecadou US$ 32,6 milhões (R$ 163,8 milhões).
Segundo a revista americana "Variety", o show do BTS que foi realizado no próprio sábado (às 6h, no horário de Brasília) e foi transmitido em apenas um único dia nos cinemas, rendeu mais do que algumas produções de Hollywood em todos os fins de semana de estreia durante a pandemia.
A apresentação de RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, ficou em terceiro lugar neste fim de semana, atrás de "Uncharted: Fora do Mapa", com Tom Holland (US$ 9,2 milhões, em 3.725 locais, e "Batman", com Robert Pattinson (US$ 66 milhões, em 4.417 locais).
Em cinemas de cinco cidades brasileiras, chamou atenção nas redes sociais a ação de conscientização política da fã-base Army Help The Planet, voltada para a promoção de projetos sociais e ambientais.
Leia também
• Por testar positivo para Covid, Ursa é desmacarada no 'The Masked Singer'; descubra quem é
• K-Pop da Coreia do Sul sai reforçado da pandemia, com o BTS no topo
• Grupo de K-pop BTS se torna embaixador global da marca Free Fire
Os fãs realizaram uma campanha visando a incentivar adolescentes de 16 e 17 anos a tirarem seus títulos de eleitor, distribuindo 4,5 mil carteirinhas de army usando como molde o documento eleitoral. A ação envolveu 33 membros da fã-base, que atuaram em Bauru, Campinas, São Paulo Fortaleza e Maceió.
De modo geral, relatos indicam que houve muita animação dentro das salas de cinema. O vídeo abaixo, registrado em Niterói, na região metropolitana do Rio, ilustra tamanha empolgação durante a performance de "Idol".
Já através do streaming, o evento "BTS Permission to dance on stage — Seul" atraiu 1,02 milhão de armys nos dois dias somados, em 191 regiões ao redor do mundo. Já presencialmente, no estádio olímpico Jamsil Sports Complex, que abriu as portas com sua capacidade reduzida devido à pandemia, foram registrados 45 mil pessoas nos três dias de show.
Sobre a dificuldade para comprar ingresso para assistir à performance presencialmente, devido à alta demanda, repercutiu nas redes sociais a entrevista de um homem a uma emissora sul-coreana dizendo ter sido o único de sua família a conseguir uma entrada. Por isso, ele contou ter deixado a mulher em casa, onde ela viu o show pela internet.
Chamou atenção ainda a medida do governo contra Covid-19 que proibiu gritos do público do estágio olímpico de Seul. Para contornar tal situação, os fãs receberam "clappers", algo semelhante a um leque, permitindo que os fãs o usassem para fazer barulho.