Logo Folha de Pernambuco

Música

Caetano Veloso retorna ao Teatro Guararapes com o show "Meu Coco"

Serão duas apresentações, nos dias 20 e 21 de outubro, sendo a segunda dedicada ao público que assistiria à apresentação cancelada, em maio, devido às chuvas

Caetano Veloso, cantor e compositorCaetano Veloso, cantor e compositor - Foto: Matheus Alves/Divulgação

Caetano Veloso volta a Pernambuco para apresentar, no Teatro Guararapes, em Olinda, o show da sua nova turnê, "Meu Coco", nos dias 20 e 21 de outubro. A segunda noite será exclusiva para o público que assistiria à apresentação de 28 de maio, quando o show precisou ser remarcado devido às chuvas que assolaram o Estado. Todos os ingressos já foram vendidos.

No dia 27 de maio, o espetáculo estreou em um Guararapes lotado, em uma noite memorável. "Meu Coco", mais recente disco de inéditas do baiano, chegou às plataformas digitais em outubro de 2021, 10 anos após o lançamento de "Abraçaço". 
 

Processo criativo e gravação
Aos 80 anos, com mais de cinco décadas de carreira e de 50 obras em sua discografia, Caetano escreveu uma carta na qual fala sobre o processo de criação do álbum, gravado em estúdio caseiro em decorrência do isolamento causado pela pandemia.

“Cada faixa do novo álbum tem vida própria e intensa. Se ‘Anjos Tronchos’ tem sonoridade semelhante à de 'Abraçaço', o último disco que fiz antes deste, ‘Sem Samba Não Dá’ soa à Pretinho da Serrinha: uma base de samba tocada por quem sabe - e a sanfona de Mestrinho, que comenta as fusões de música sertaneja com samba tradicional. Uma discussão sobre o (não) uso da palavra ‘você’ pela brilhante jovem fadista Carminho virou o fado midatlântico ‘Você-Você’, que ela terminou cantando comigo - e ganhou bandolim sábio de Hamilton de Holanda fazendo as vezes de guitarra portuguesa. Há ‘Não Vou Deixar’, com célula de base de rap criada no piano por Lucas e letra de rejeição da opressão política escrita em tom de conversa amorosa”, escreve Caetano.  

'Este é um disco de quantidade e intensidade. "Autoacalanto" é retrato de meu neto que agora tem um ano de idade. Tom, o pai dele, toca violão comigo na faixa. A nave-mãe, "Meu Coco", guardou algo da batida imaginada, agora com percussão de Márcio Vitor. Mas o arranjo de orquestra que a ilumina foi feito por Thiago Amud, um jovem criador carioca cuja existência diz tudo sobre a veracidade do amor brasileiro pela canção popular", conclui o compositor baiano.

SERVIÇO
Caetano Veloso com a turnê “Meu Coco”
Quando: 20 e 21 de outubro, às 21h
Onde: Teatro Guararapes - Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda)
Informações: (81) 3182.8020
Ingressos esgotados
* Os tíquetes do dia 28 de maio valem para a sessão de 21 de outubro, sem necessidade de troca do bilhete

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter